
Os servidores municipais de Juazeiro do Norte estão em plena campanha salarial 2025. Como forma de ação a entidade representativa da categoria, o SISEMJUN, planejou alguns dias de mobilizações enquanto tenta negociar com a prefeitura as reivindicações da categoria.
Lembrando que a pauta de reivindicações dos servidores já é de conhecimento da atual administração do prefeito Gledson Bezerra (Podemos). Um documento com as reivindicações gerais e especificas das diversas categorias representadas pelo SISEMJUN foi protocolado junto ao governo municipal.
O movimento, entretanto, a partir desta semana começou a se avolumar e na mobilização feita nesta quinta-feira, 15, servidores da base começaram a reforçar junto ao sindicato a necessidade de se trabalhar por uma greve geral da categoria.
De acordo com Marcelo Alves, presidente do SISEMJUN, infelizmente o processo de negociação dos servidores com a prefeitura não vem avançando.
Em nota o sindicato afirmou: “A atividade realizada na praça da antiga sede da Prefeitura Municipal, em mais um Dia Municipal de Paralisação expressou a indignação com o Governo Municipal em ter suspendido as negociações sobre a Campanha Salarial 2025 ao enviar à Câmara Municipal a Mensagem n° 180/2025, propondo um reajuste injusto para mais de dois mil servidores.”
“Diante disso o processo de movimentação das bases se iniciou e nosso objetivo é sensibilizar o gestor para que seja feito um acordo que atenda a prefeitura e os servidores municipais”, afirmou o presidente do SISEMJUN.
Marcelo Alves diz que acredita que há todas as condições financeiras por parte do município para atender as reivindicações dos servidores. “A proposta de reajuste dos servidores não traz grande impacto nas contas públicas, pois nossa última proposta tem impacto financeiro e fiscal pífio de apenas 0,80% nas contas públicas, sem considerar que Juazeiro do Norte vai crescer mais”, completou.
Ainda de acordo com o presidente do SISEMJUN a entidade faz movimentações legítimas, comunicadas ao governo, chegando a protocolar para a atividade desta quinta-feira, 15, cerca de 28 ofícios comunicando a movimentação dos servidores. Lembrou ainda que uma proposta de R$ 12,00 de reajuste aos auxiliares de serviço geral e apenas um reajuste para repor as perdas da inflação sem nenhum ganho real é uma proposta ruim. “O sindicato e os servidores de Juazeiro do Norte seguem lutando por dia melhores” afirmou Marcelo Alves.
Nesta semana o vice-presidente do SISEMJUM, professor Ítalo Freitas ocupou a tribuna da Câmara Municipal e defendeu a causa laboral dos servidores de Juazeiro do Norte. Para Freitas, a prefeitura rompeu a mesa de negociação e enviou um projeto ao legislativo para aprovar o reajuste da categoria sem a concordância do sindicato ou da categoria.
“Isso já vem repercutindo na categoria e no momento atual a gente não descarta a possibilidade dessa insatisfação evoluir para mais uma greve”, afirmou Ítalo Freitas.
No final do dia de mobilização dos servidores que aconteceu nesta quinta-feira, 15, ficou encaminhada a realização de mais dois dias municipais de paralisações que serão feitos dias 21 e 22 de maio, na próxima semana.
ATIVIDADES DOS SERVIDORES
✓ Quarta-feira – Dia 21 de Maio às 09h, ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE APROVAÇÃO DO ESTADO DE GREVE, às 09h, na Praça Dirceu de Figueiredo (Antiga Sede da Prefeitura Municipal).
✓ Quinta-feira – Dia 22 de Maio, às 09h, ATO PÚBLICO às 09h, na Praça Dirceu de Figueiredo (Antiga Sede da Prefeitura Municipal).