
Foto: Reprodução
O terceiro dia do Encontro SINASEFE Regional Nordeste, que aconteceu no auditório Kariris do Campus do IFC em Juazeiro do Norte (CE), marcou um dia de muitos debates e também de espaço para a cultura local. Além da elaboração e aprovação da CARTA CARIRI.
No período da manhã aconteceu o painel “Financiamento, expansão e reestruturação dos institutos federais” tendo como facilitadora Rafaela Florêncio e a mediação de Verioní Ribeiro Bastos.
Esse tópico serviu para debater uma série de problemas encontrados no âmbito dos institutos federais, como as dificuldades de docentes, corpo técnico-administrativo e estudantes.
Ainda pela manhã o plenário se dividiu em quatro minicursos.
Um minicurso teve como tema “Comunicação sindical na era digital”. O outro minicurso teve como tema “Série Adolescência: o universo sindical e a sociedade contemporânea”. Já o terceiro minicurso teve o tema “Práticas agroecológicas indígenas para o bem-viver institucional . O último teve como tema “Atuação sindical no neoliberalismo”. Em cada minicurso foram retiradas avaliações e propostas que irão compor a CARTA CARIRI.
No espaço para a cultura as duas apresentações marcaram este sábado, 3, no SIRENE. A primeira apresentação foi com o grupo de dança Suburbanos, de Juazeiro do Norte.
A segunda apresentação ficou com o grupo Pelados & Maquiados, um grupo musical irreverente formado por estudantes do IFCE de Juazeiro do Norte que animou a plateia, com um repertório misturando músicas do grupo Mamonas Assassinas, Legião Urbana e muito rock.
Após as apresentações artísticas foi a vez de um painel sobre comunicação sindical e inteligência artificial. Os trabalhos foram conduzidos pelo analista de sistema Ronaldo José Barbosa Barros que falou sobre inteligência artificial no movimento sindical.
O momento final ficou com a elaboração e aprovação da CARTA CARIRI. Para elaboração da carta os delegados tiveram a oportunidade de em todos os debates, minicursos e painéis apresentarem suas propostas de encaminhamento. Em seguida, tiveram ainda tempo para cada um (e quem quis assim fazer) elaborar propostas por escrito.
A CARTA CARIRI está dividida em vários tópicos como, por exemplo, conjuntura nacional e internacional, funcionamento dos institutos federais, assistência estudantil, as lutas do SINASEFE e encaminhamentos.
Numa plenária final a CARTA CARIRI foi aprovada ficando a redação final com o SINASEFE Seção Sindical Cariri – CE que em breve deve divulgar a CARTA CARIRI a todas/os filiadas/os, bem como, para toda a sociedade.
A CARTA CARIRI será ainda enviada ao SINASEFE nacional.
Warner Lucas coordenador do SIRENE e do SINASEFE Seção Sindical Cariri – CE avaliou como positivo o encontro. Para ele, os delegados puderem participar de todos os debates em uma extensa pauta debatendo aspectos importantes da realidade dos docentes e servidores técnico-administrativos dos institutos tecnológicos.
O Encontro SINASEFE Regional Nordeste contou com a participação de 150 delegados de todos os estados do Nordeste e se debruçou sobre a realidade dos institutos tecnológicos, debatendo a realidade dos docentes, dos servidores técnicos-administrativos, da comunidade estudantil, debatendo ainda a situação atual dos institutos, da melhoria da educação no Brasil, dentre outros temas, sugerindo pautas para as lutas atuais e futuras do SINASEFE nacional.