
Foto: Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira, 16, que farmácias de todo o país deverão reter a receita médica na venda das chamadas canetas emagrecedoras, como Ozempic, Saxenda e Wegovy. Os medicamentos, originalmente indicados para pacientes com diabetes tipo 2, também vêm sendo utilizados para a perda de peso, muitas vezes sem o devido acompanhamento médico.
Antes da decisão, bastava apresentar a receita no momento da compra. Com a nova regra, será necessário entregar uma das vias do receituário no ato da aquisição. Segundo a Anvisa, a decisão tem como objetivo aumentar o controle sobre o uso desses medicamentos e proteger a saúde coletiva diante do “consumo irracional” dos medicamentos.
Para serem aceitas nas farmácias, as receitas deverão ter validade de até 90 dias e conter duas vias. Além disso, os estabelecimentos precisarão registrar o documento no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). A decisão passa a valer 60 dias após a publicação oficial, prevista para os próximos dias.
A Anvisa destacou que houve um aumento no número de eventos adversos relacionados ao uso indiscriminado dos produtos emagrecedores. O uso inadequado pode provocar desde náuseas, distensão abdominal, constipação e diarreia até agravamento de transtornos psicológicos e alimentares.
Fonte: Terra