3 de abril de 2025
UMA BATALHA A SER TRAVADA

Ilustração: Leia Sempre Brasil

UMA BATALHA A SER TRAVADA

A disputa eleitoral de 2026 já está antecipara desde quando terminou as eleições de 2024, as eleições municipais. Nomes já começaram a ser citados, quem elegeu quem, quem elegeu mais prefeitos ou vereadores. No Ceará essa disputa se dará de forma muito concreta entre o campo progressista encabeçado pelo governador Elmano de Freitas e a direita e até a extrema-direita. Mas nesse chamado campo progressista existe o PSB, que pode até fechar com Elmano em 2026, mas muita conversa vai ter que acontecer para cada partido e liderança política se sentir convencida de seu espaço e de qual espaço terá.


Cid Gomes (PSB), Eunício Oliveira (MDB), José Guimarães (PT) e Chiquinho Feitosa (Republicanos) | Crédito: Pedro França/Agência Senado

UMA DISPUTA

A disputa dentro do campo progressista é enorme. Primeiro, o próprio PT vai ter uma disputa gigantesca via as eleições internas que irão acontecer neste ano. Os petistas disputam espaços dentro do PT e as eleições dos novos diretórios ainda vão pegar fogo. O chamado Campo de esquerda anunciou nesta semana que vai ter nome para presidente do PT no Ceará. Lógico que isso é normal em um partido que ainda valoriza a militância. E saindo do PT na base aliada há muitos diálogos quais são os nomes para o Senado Federal já que nesse campo tem nomes como Eunício Oliveira, José Guimarães, Chiquinho Feitosa, o próprio Cid Gomes, além de Júnior Mano.


Foto: Reprodução

NOVO NOME

E para entornar o caldo no chamado campo progressista no Ceará, o deputado estadual Marcelo Sobreira lançou recentemente o nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do estado do Ceará Romeu Aldigueri como um nome do PSB para o Senado Federal. Não sabemos se esse tema foi debatido com Cid Gomes, mas surge um novo nome que amplia ode bate e as discordâncias na base aliada.


DISPUTA ESTADUAL

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil) em passagem pela Região do Cariri não perdeu tempo e lançou o que seria para ele a chapa ideal da oposição no Ceará: Gledson Bezerra candidato ao governo, na vice o deputado estadual Pastor Alcides e ele próprio como candidato ao Senado Federal. Na oposição ainda há muito diálogo também a ser feito.


UMA PERDA

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Nomam (PSD) faleceu na última quarta-feira, 26, por conta de uma parada cardiorrespiratória. “Em 2022, assumiu o cargo de prefeito da capital mineira, e desde então conduziu a cidade com serenidade, firmeza e espírito público. Fuad era conhecido por seu trato gentil, sua capacidade de escuta e seu amor por Belo Horizonte. Um homem público íntegro, cuja história se confunde com o desenvolvimento da nossa cidade”, disse em nota oficial a prefeitura de BH.


INTERVENÇÃO FEDERAL

O senador Eduardo Girão (Novo) quer uma intervenção federal no Ceará. Ele enviou um ofício nesta quarta-feira, 25, à Presidência da República solicitando que o governo decrete intervenção federal na Segurança Pública do Ceará. O pedido foi direcionado ao presidente Lula (PT), com cópia enviada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.


Foto: Evaristo Sa/AFP

DEU ERRADO

Jair Bolsonaro faz história. É o primeiro presidente a se tornar réu no Brasil por tentar dar um golpe de estado. tentou tudo o que pôde, mas terminou dando tudo errado. Agora, vai para o banco dos réus e pode até ser condenado e pegar prisão por ter tentado destruir nossa democracia. Bolsonaro não se emenda. Após saber da decisão soltou fala nas redes sociais colocando em dúvida o processo eleitoral brasileiro.


MUITA FIRMEZA

A Comarca de Pentecoste acatou pedido em ação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e determinou o imediato afastamento de Antônio Océlio Nojosa da Silva, conhecido como “Beira Dágua”, do cargo de vereador em Pentecoste. O pedido foi feito após o parlamentar ser sentenciado a oito anos de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de estupro de vulnerável.


Deputado cearense Domingos Neto | Foto: Evaristo Sa/AFP

PATRIMÔNIO

A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei 3914/23 que estabelece medidas judiciais contra pais que cometerem abusos na gestão do patrimônio de filhos menores. O texto, inspirado no caso da atriz Larissa Manoela, foi aprovado em conjunto com proposta semelhante do deputado cearense Domingos Neto e altera artigo do Estatuto de Criança e do Adolescente (ECA) e do código civil.


Deputado Alcides Fernandes (PL) – Foto: Junior Pio

NOME DO BOLSONARO

Pastor Alcides deputado estadual pelo PL cearense foi citado por Jair Bolsonaro como nome ideal do partido e do bolsonarismo para O Senado Federal em 2026.

Deixe uma resposta