12 de fevereiro de 2025
Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte é marcada por compromisso com debates demandas prioritárias

Foto: Aerlon Avelino

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (11), mais uma sessão ordinária, com foco no compromisso dos parlamentares em debater demandas prioritárias à população juazeirense. Os trabalhos foram iniciados com a apresentação de requerimentos pelos parlamentares.

Dentre as solicitações estão os repasses da Lei Aldir Blanc. O vereador Vandinho Pereira (PP) incentivou as instituições culturais a se mobilizarem para cobrar os repasses do Governo Federal. Já o vereador Capitão Vieira (MDB) solicitou encaminhamento à Secretaria de Educação e ao Ministério Público para avaliar a situação das matrículas de crianças com deficiências nas escolas municipais. Já o vereador Boaz David (PL) propôs que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto da Presidência da Casa, realize um estudo para viabilizar a criação de um aplicativo local de transporte de passageiros, impulsionando a economia dos profissionais do setor.

No Grande Expediente, temas ligados à educação e inclusão social tiveram destaque. O vereador Capitão Vieira (MDB) defendeu a criação de uma secretaria específica para atender às necessidades das pessoas com deficiência. O vereador Lukão (PSDB) relatou problemas estruturais na EMEF Prefeito José Monteiro de Macedo, no bairro Juvêncio Santana, apontando a falta de livros, ar-condicionados sem funcionamento e merenda inadequada. A vereadora Jacqueline Gouveia (PT) sugeriu uma audiência pública para debater a situação da Alameda e os desafios enfrentados pela população no local, enquanto o vereador Rafael Cearense (Podemos) solicitou atenção da Crede 19 para o transporte escolar dos estudantes da zona rural.

Durante a Ordem do Dia foi aprovado, em segundo turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, garantindo sua adequação ao novo Regimento Interno. O projeto recebeu o voto favorável dos 20 vereadores presentes na sessão. Ainda foi encaminhado à Casa Legislativa um Projeto de Lei do Governo Municipal para a doação de um terreno destinado à construção de um colégio em tempo integral pelo Governo do Estado do Ceará no Bairro Campo Alegre.

Encerrada a sessão ordinária, o presidente Felipe Vasques convocou uma sessão extraordinária para a votação final do Novo Regimento Interno. Na abertura, foi formada uma Comissão Especial para estudo da doação do terreno municipal, devido a urgência requerida pelo gestor municipal. A comissão é composta pelos vereadores Capitão Vieira (MDB), Professora PG (Podemos), Cicinho Cabeleireiro (PSD), Auricélia Bezerra (PSB) e Boaz David (PL). Em seguida, o Projeto de Resolução foi aprovado com 19 votos favoráveis, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte com a modernização e o aperfeiçoamento do trabalho legislativo.

Deixe uma resposta