18 de abril de 2025
rios

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o primeiro fomento estruturado da iniciativa Floresta Viva para o restauro de regiões de Caatinga no Ceará, em parceria com o Grupo Heineken. No total, R$ 10 milhões serão aportados pelo BNDES e pelo Grupo Heineken e repassados ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, parceiro gestor do projeto, com prazo de até quatro anos com possibilidade de prorrogação.

As áreas focadas pelo projeto abrangem o Parque Estadual das Águas, uma Unidade de Conservação estadual no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião, responsáveis pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.

A Cogerh, por meio da Gerências das Bacias Metropolitanas, Gerência de Monitoramento Qualiquantitativo e Assessoria Socioambiental, auxiliaram no mapeamento de possíveis áreas para reflorestar no entorno do açude Gavião por meio aerolevantamentos, no final de 2023.

Também serão impactados o Corredor Ecológico do Rio Pacoti, parte das áreas de proteção ambiental das serras de Baturité e Aratanha, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Chanceler Edson Queiroz, a Terra Indígena Pitaguary e a Terra Quilombola Alto Alegre.

A área preservada possui atributos ecológicos relevantes para a conservação da biodiversidade da Caatinga e de espécies ameaçadas, raras e endêmicas, possuindo paisagens de grande beleza cênica, formada pelos morrotes (inselbergs), pela vegetação e pelos açudes.

Aerolevantamento Parque das aguas GAVIAO HEINEKEN 600x378 1Aerolevantamento no entorno do Açude Gavião

Essas características possibilitam uma maior proteção aos recursos hídricos, contenção dos processos de urbanização em áreas próximas aos açudes e controle nas possíveis perdas de cobertura florestal.

Fonte: Governo do Ceará