13 de janeiro de 2025
Dia do Fotógrafo: fotos marcantes da Agência Brasil

Foto “7x1”, do fotógrafo Paulo Pinto, da Agência Brasil, vencedora do Prêmio Herzog | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Neste 8 de janeiro, o país celebra o Dia Nacional do Fotógrafo, em memória à data em que chegou ao Brasil o primeiro daguerreótipo, um dos primeiros equipamentos de registro fotográfico, no ano de 1840 como presente para Dom Pedro II.

“Desde então, a tecnologia evoluiu mas as imagens fotográficas seguem sendo um importante relato dos fatos”, afirma o gerente executivo de Fotografia da EBC, Joedson Alves. “Na EBC , tem enorme importância como produto do jornalismo público, tanto pelo relato dos fatos, como pela difusão da produção de nossos fotógrafos de forma gratuita e pública”.

Em 2024, um profissional da EBC recebeu o 46º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria fotografia. O fotojornalista da Agência Brasil , Paulo Pinto, foi o vencedor na categoria Fotografia pela imagem Passe Livre faz manifestação em São Paulo contra o aumento da tarifa. Na ocasião, o Movimento Passe Livre (MPL) fez uma manifestação na capital paulista contra o aumento do preço da passagem de trens e metrôs e sofreu repressão da polícia.

Dois fotógrafos da Agência Brasil venceram a 41ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), em parceria com Ordem dos Advogados do Brasil – RS (OAB-RS). A foto “7×1”, do fotógrafo Paulo Pinto, que registrou a repressão policial durante manifestação do Movimento Passe Livre (MPL), em São Paulo, levou o primeiro lugar.

Já o fotógrafo Fernando Frazão levou o segundo lugar com “Tenho Minha Vida de Volta”, que registrou o momento em que o jovem Carlos Vitor Guimarães, de 25 anos, reencontra a sua família após ficar preso injustamente por um ano e meio no Presídio Evaristo de Moraes, no Rio de Janeiro. O tema da premiação em 2024, foi Democracia.

Com informações de Agência Brasil

Deixe uma resposta