A nova prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (Progressistas), anunciou que o município contará com 26 secretarias. O número chamou atenção pois é superior ao de grandes capitais do Nordeste.
Cajazeiras, cidade do sertão da Paraíba, tem apenas 63 mil habitantes. A título de comparação, Salvador (BA) tem 2,4 milhões de habitantes e apenas 21 secretarias. Recife e Maceió também possuem 26 secretarias, mas com populações de 1,4 milhão e 957 mil habitantes, respectivamente. João Pessoa tem 25 secretarias para 833 mil habitantes.
A estrutura administrativa de Cajazeiras levanta questionamentos sobre a necessidade de tantas pastas para uma cidade desse porte. Muitos dos auxiliares da nova prefeita de Cajazeiras foram herdados da gestão do ex-prefeito Zé Aldemir.
Corrinha Delfino
A prefeita Corrinha Delfino já esteve envolvida em outros escândalos. Ela apresentou um diploma falso de mestrado em Educação para aumentar o próprio salário na época em que era Secretária de Educação, segundo atestou a Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em outra denúncia, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) apontou que Corrinha Delfino recebeu mais de R$ 1,6 milhão de forma suspeita. “No período de janeiro de 2015 a maio de 2020 e de janeiro de 2023 até abril de 2024 acumulou indevidamente os cargos públicos nos municípios de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras”, diz trecho do relatório.
Com informações do Pragmatismo Político.