15 de janeiro de 2025
p.16 - Ainda estou aqui

AINDA ESTOU AQUI

O cinema brasileiro em 2024 tem muito o que comemorar. Um desses motivos é o filme “Ainda Estou Aqui” um forte concorrente ao Oscar representando o Brasil. O filme é baseado na história real do ex-deputado brasileiro Rubens Paiva que foi morto pela Ditadura Militar no Brasil. O ano era 1973 e Paiva foi torturado e morto deixando mulher e filhos. O filme retrata essa história contada em livro homônimo tendo como seu autor Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens. Fernanda Torres está cativante nessa película, uma das mais vistas nos cinemas brasileiros neste ano.


CEM ANOS DE SOLIDÃO

Muita gente pode até discordar, mas o livro Cem Anos de Solidão, do escritor Gabriel Garcia Márquez é um dos clássicos da literatura mundial e lógico da América Latina. Uma história que nos leva ao universo mágico da cidade de Macondo e a história da família Buendia. A série baseada neste livro está disponível na Netflix e vem sendo bem avaliada pelo público e crítica especializada.


O PRÍNCIPE RIBAMAR

O ano de 2024 marcou o lançamento do livro “O Príncipe – No Limiar da Loucura” do escritor Francisco Airton. Um dos lançamentos se deu exatamente em novembro deste ano na feijoada do jornal Leia Sempre Brasil. O livro nos conta a história do Príncipe Ribamar da Beira Fresca um personagem popular de Juazeiro do Norte que se achava um príncipe. Airton mistura momentos de realidade e fantasia.


EXPOCRATO

Um dos momentos mais marcantes deste ano na Região do Cariri foi a realização da Expocrato no mês de julho. A exposição do Crato mostrou toda a sua força tanto no aspecto dos negócios como na festa, que nesse ano teve como novidade com espaço gratuito para a população caririense. A festa aconteceu de 13 a 21 de julho com estandes, exposição e vendas de animais, shows e muito mais. Ludmila, Matuê, Gustavo Lima e outros grandes artistas nacionais fizeram a Expocrato 2024.


MOSTRA SESC

No período de 22 a 25 de agosto de 2024 a Região do Cariri viveu a Mostra SESC que reuniu em vários espaços e em várias cidades da nossa região eventos culturais de variadas linguagens. Destaque para a participação de artistas como Ney Matogrosso, Bia Bedran, Cacá Carvalho e Fábio Carneirinho. A mostra SESC reúne em poucos dias em nossa região artistas, exposições fotográficas, apresentações de circo, teatro, filmes, shows reunindo uma gama de artistas nacionais e regionais. É um dos principais eventos culturais do Brasil.


COLETIVO CAMARADAS

O Coletivo Camaradas é um dos principais coletivos culturais da Região do Cariri. Neste ano de 2024 foi o responsável por protagonizar uma série de eventos culturais na comunidade do Gesso, na cidade do Crato. O Coletivo Camaradas também aproveitou as eleições municipais para debater sobre as políticas públicas para a cultura.


PABLO VITTAR

A drag queen maranhense Pabllo Vittar já havia feito parcerias com artistas estrangeiros antes — da britânica Charli XCX à mexicana Thalía —, mas foi em 2024 que músicas da artista, tanto solo quanto feats, mais repercutiram mundialmente. A versão de “São Amores” assinada pela drag, lançada em abril no álbum “Batidão Tropical Vol. 2”, viralizou especialmente na América Latina a partir de “dancinha” do TikTok. (Diário do Nordeste)


CAETANO & BETHÂNIA

Após mais de 40 anos sem cantarem juntos nos palcos, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia presentearam os fãs brasileiros com uma turnê especial que vem rodando o País neste ano de 2024. “Caetano & Bethânia” vem circulando por estádios de futebol em diferentes cidades, evidenciando a relevância da dupla na música brasileira.


MADONNA

Ícone global, a cantora Madonna escolheu o Brasil para encerrar a “Celebration Tour”, turnê comemorativa de 40 anos de carreira. A artista fez um show marcante, grandioso e gratuito em maio deste ano nas areias da Praia de Copacabana. (Diário do Nordeste)

SAGA MAD MAX


Esse ano de 2024 tivemos muitos filmes nas telonas mundo afora. Um dos destaques foi “Furiosa: Uma Saga Mad Max” que é um prelúdio de Mad Max: Estrada da Fúria (2015), mostrando a história de origem de Furiosa. Na trama ela é sequestrada de seu lar, o Lugar Verde de Muitas Mães, por uma grande horda de motoqueiros liderada pelo senhor da guerra Dementus. Cruzando Wasteland, eles alcançam a Cidadela, dominada pelo Immortan Joe.


NEY LATORRACA

Neste final de ano a teledramaturgia brasileira ficou triste e mais pobre com o falecimento de Ney Latorraca. Um dos maiores atores brasileiros fez papéis icônicos na TV desde os anos 1970. Ele morreu por complicações do diagnóstico de câncer de próstata. Latorraca iniciou na carreira artística aos seis anos, quando fez uma participação em uma radionovela da Record. Na adolescência e juventude nos anos 1970, continuou como ator no teatro e atuou em diferentes espetáculos, como “Hair” (1970), “Jesus Cristo Superstar” (1972), “Bodas de Sangue” (1973) e “A Mandrágora” (1975).


CINEMA CEARENSE

Três produções cinematográficas do Ceará foram selecionadas e serão exibidas na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. O evento será realizado entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025. As obras cearenses que participarão da mostra competitiva são os longas Resumo da Ópera, de Honório Félix e Breno de Lacerda; As Muitas Mortes de Antônio Parreiras; e o curta Ver Céu no Chão, de Isabel Veiga. Essas duas últimas obras foram produzidas no Ceará e no Rio de Janeiro.