15 de janeiro de 2025
direita brasileira

Nesta semana, o ministro Flávio Dino suspendeu 4,2 bilhões em emendas parlamentares pela ausência de transparência. A Polícia Federal já descobriu um esquema bilionário que pode ter desviado até 1,4 bilhão de recursos públicos.

Dentre os 10 parlamentares que mais receberam emendas, 90% são de partidos de direita, sendo cinco do PL, dois do PP, um do Podemos e mais outro do Republicanos. De partido ligado à esquerda, apenas um, do PV. Juntos, eles receberam quase 300 milhões em 1 mês!

LISTA DOS 10 PARLAMENTARES QUE MAIS RECEBERAM EMENDAS (DEZEMBRO)

1- Luis Carlos Heinze (PP-RS): 37,3 milhões

2- Rogério Marinho (PL-RN): 32,7 milhões

3- Ciro Nogueira (PP-PI): 31,7 milhões

4- Marcos Rogério (PL-RO): 29,8 milhões

5- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP): 28,3 milhões

6- Styvenson Valentim (Podemos-RN): 26,1 milhões

7- Wilder Morais (PL-GO): 24,6 milhões

8- Carlos Portinho (PL-RJ): 24,4 milhões

9- Damares Alves (Republicanos-DF): 24,1 milhões

10- Bacelar (PV-BA): 23,3 milhões

Operação Overclean 

A operação faz parte de uma força-tarefa que reúne PF, Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela investigação de desvios em emendas parlamentares que podem chegar a 1,4 bilhão, em São Paulo, Goiás e Bahia. Já foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva e 43 de busca e apreensão em 10 cidades.

Entre os presos, estão José Marcos Moura, empresário conhecido como Rei do Lixo, por ser dono da empresa MM Limpeza Urbana, e Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Francisco tentou se livrar de uma mala com 220 mil reais em espécie, antes da chegada da polícia.

De acordo com a operação, a organização criminosa usava as emendas, através do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), para fraudar contratos públicos e beneficiar deputados, prefeitos, vereadores, servidores municipais e empresários.

Via Portal da Transparência

Publicado no site Análises Políticas