O filme brasileiro que já levou mais de um milhão de pessoas aos cinemas, e esperamos que leve outros milhões pode disputar até 8 estatuetas no Oscar 2025. O resultado final será em 17 de janeiro de 2025.
Até lá corra aos cinemas mais perto de sua casa e confira a história de Eunice Paiva uma mulher e mãe que vê seu mundo ser destruído com a prisão do marido Rubens Paiva pela Ditadura Militar brasileira.
Rubens tinha sido deputado federal pelo PTB cassado pela Ditadura. Foi exilado e retornou ao Brasil. Ele vivia com a mulher e cinco filhos em uma casa no Rio de Janeiro. Rubens Paiva foi torturado e assinado pela Ditadura e seu corpo jamais foi encontrado.
O filme retrata com rigor a desastrada Ditadura Militar, seus horrores, cinismo, perversidade e assassinatos. E o medo das pessoas em expressar suas opiniões, pois a ditadura matava os seus principais críticos.
Melhor Filme
Certamente, a categoria de Melhor Filme é a principal do Oscar, uma vez que premia o grande filme do ano. E, com o evento se tornando cada vez mais inclusivo, olhando para diferentes mercados além do norte-americano, há chances de Ainda Estou Aqui aparecer no maior momento da noite. A ótima recepção da obra em mercados internacionais também reforça a possibilidade.
Melhor Diretor para Walter Salles
Walter Salles é um dos maiores diretores da história do Brasil e não é um nome novo no cenário internacional, sendo bastante elogiado ao longo de sua carreira. Por isso, há, sim chances do cineasta conquistar uma nomeação como melhor diretor. Contudo, ele terá uma concorrência dura de nomes como Jacques Audiard, Pedro Almodóvar e Mohammad Rasoulof. Veremos!
Melhor Atriz para Fernanda Torres
Novamente, a competição é alta, mas Fernanda Torres possui chances reais de trazer o Brasil novamente à categoria de Melhor Atriz (Fernanda Montenegro, mãe de Torres, foi a única atriz a conquistar tal feito). Sua atuação vem sendo muito elogiada mundialmente, portanto, há esperança.
Melhor Ator Coadjuvante para Selton Mello
Selton Mello é outro ator bastante reconhecido dentro e fora do Brasil, tendo participado de filmes grandiosos e marcantes. Por isso, ele também vem sendo cotado para uma categoria individual, a de Melhor Ator Coadjuvante. Apesar da concorrência, há uma possibilidade de Mello conseguir a vaga.
Melhor Roteiro para Heitor Lorega e Murilo Hauser
Durante o Festival de Veneza, que é considerado um bom termômetro para o Oscar, Ainda Estou Aqui conquistou o troféu de Melhor Roteiro. Por isso, o longa tem ótimas chances de figurar e vencer esta categoria novamente no Oscar. Lembrando, aliás, que, dos últimos oito vencedores desse prêmio em Veneza, quatro foram indicados em categorias de roteiro no Oscar.
Melhor Filme Internacional
A categoria na qual Ainda Estou Aqui já está quase certo é a de Melhor Filme Internacional. Inclusive, por conta de sua bela recepção internacional, muitos portais norte-americanos já colocam o filme como um dos favoritos para a categoria. É onde o longa tem suas melhores chances de conquistar uma estatueta.
Melhor Edição para Affonso Gonçalves
Por fim, Ainda Estou Aqui também pode figurar na categoria de Melhor Edição, na qual o Brasil não tem tanta tradição. Contudo, sempre há uma primeira vez para tudo, não é mesmo? Dedos cruzados!
Com informações do site TecMundo