14 de novembro de 2024
Marcelo Rubens Paiva critica 'Marvelização' do cinema

Foto: Reprodução

Representante do Brasil no Oscar 2025Ainda Estou Aqui correspondeu às expectativas e estreou nos cinemas com uma arrecadação de mais de R$ 1 milhão, liderando a bilheteria no país no fim de semana de sua estreia. O sucesso do filme vai de acordo com uma visão de Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que inspirou o longa de Walter Salles.

Segundo o autor, o público está cansado da “Marvelização” do cinema, uma alusão ao possível desgaste dos filmes de super-heróis após alguns filmes da Marvel e DC fracassarem na bilheteria. Para Paiva, as pessoas estavam com saudade de filmes como Ainda Estou Aqui.

Ainda Estou Aqui não é só uma homenagem ao cinema, é um filme que as pessoas estavam com saudade de ver. Que bom que essas franquias estão tendo baixa bilheteria, é um movimento interessante. As pessoas estão cansadas da ‘Marvelização’ do cinema e querem ver filmes bons“, destacou Paiva em bate-papo com a imprensa que o Omelete participou.

A observação do escritor é reforçada pelos números de Ainda Estou Aqui.  Com exibição em 189 cidades e 610 salas, o filme já levou mais de 350 mil pessoas aos cinemas desde a sua estreia e se tornou maior abertura de um longa nacional da Sony desde 2015.

“Eu voltei pro Brasil e fiquei assustado, as pessoas estão me reconhecendo na rua. É muito bom ver o cinema brasileiro chegar no público dessa forma novamente”, completou. “Todas as salas [de exibição] em Veneza, Nova York e Toronto estavam lotadas. As pessoas estão com saudade de ver um filme humano e que as toque. Eu fico muito feliz de ver Eunice Paiva dando isso para o mundo.”

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia. Além de Fernanda Torres e Selton Mello, o filme tem participação especial de Fernanda Montenegro.

Sinopse oficial: Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

Primeiro longa de Salles em 12 anos, Ainda Estou Aqui está em exibição nos cinemas.

Com informações de Omelete.

Deixe uma resposta