15 de novembro de 2024
Projeto Mirante Itinerante visita AQUASIS RPPN Oásis Araripe no Crato

Foto: Reprodução

Com o intuito de expandir e levar as atividades e programas Cariri afora, o projeto Mirante Itinerante, idealizado pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), desembarcou na sexta-feira, 25, na AQUASIS RPPN Oásis Araripe, localizada no município do Crato.

Completando 30 anos em 2024, a AQUASIS promove a criação e a gestão de Unidades de Conservação particulares e públicas destinadas à manutenção das florestas habitadas pelo soldadinho-do-araripe. Além de proteger essas florestas, a ONG atua no reflorestamento de áreas degradadas.

Hoje, a AQUASIS conta com três frentes de atuação: o Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), o Programa de Aves (PAM) e o Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Recepcionados pelo pesquisador Weber Girão e pela coordenadora do Projeto Oásis Araripe, Karina Linhares, o grupo formado por alunos do curso de Gestão em Turismo, condutores, guias de turismo e colaboradores do CAMC conheceu o trabalho desenvolvido pela AQUASIS, e as suas várias frentes de atuação.

Após a apresentação teórica, o grupo fez uma trilha de três quilômetros, onde conheceu o habitat do soldadinho-do-araripe, entendeu mais sobre as estratégias de conservação, os projetos que foram desenvolvidos, de como identificar as plantas que a espécie se alimenta, e como é o ciclo de reprodução do pássaro.

Durante a trilha, os participantes tiveram a experiência de ver e ouvir o soldadinho-do-araripe, conheceram mais sobre o trabalho de monitoramento desenvolvido pela ONG, mas tudo isso também percebendo a importância da preservação e do resgate das próprias nascentes dentro da RPPN, motivando a preservação daquela vegetação e nascentes.

Ambos com voz no Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe-Apodi, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas e a AQUASIS têm uma parceria onde é realizado um trabalho que envolve engajamento comunitário, conservação dos ecossistemas e esse intercâmbio de experiências que vem fortalecendo cada vez mais esse patrimônio ambiental.


 Sobre o projeto Mirante Itinerante

O projeto Mirante Itinerante fomenta o intercâmbio entre os territórios, dialogando com o CAMC para a conservação do nosso rico patrimônio ambiental e cultural.