15 de novembro de 2024
Crato inaugura monumento de Nossa Senhora de Fátima em dezembro, com nova altura de 51 metros

Fotos: Reprodução

O monumento de Nossa Senhora de Fátima, um dos maiores do Brasil, com 51 metros de altura, começará sua fase de montagem em novembro. As primeiras peças começaram a chegar no último dia 3 de outubro. Uma das três partes que formam a cabeça e o busto da imagem ocuparam um carregamento inteiro. A inauguração ocorrerá no dia 13 de dezembro.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Municipal, Zé Ailton Brasil, que vem acompanhando todo o processo de elaboração e confecção da imagem, na cidade de Petrolina, em Pernambuco, pelo escultor Ranilson Viana. As primeiras peças que chegaram ao Crato causaram grande comoção de fiéis, pela perfeição dos traços da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que traz a imagem original como modelo. Os olhos confeccionados na imagem chamam a atenção pelo brilho e o olhar piedoso e amoroso de Nossa Senhora.

Uma operação para o transporte das partes da imagem foi montada, para que as peças chegassem ao Cariri em segurança, levando-se em consideração todo os procedimentos relacionados às leis de trânsito para o trazer o material elaborado em acrílico. O percurso também contou com escolta da segurança municipal.

O prefeito Zé Ailton ressaltou a sua emoção ao destacar que esse era um dos momentos mais marcantes da gestão de quase oito anos à frente do executivo cratense.

De acordo com a assessoria do Gabinete, até a próxima sexta-feira, novas peças deverão estar chegando para compor as outras partes, reunidas ao lado da estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco, protegidas com grade de segurança. A meta é iniciar a desmontagem do monumento atual, quando a maior parte das peças já estiverem no Cariri.

Turismo religioso e desenvolvimento econômico

O Monumento de Nossa Senhora de Fátima passará por uma reformulação e ganhará mais seis metros em relação ao atual. Uma das justificativas para a melhoria do monumento, diz respeito ao desgaste ocasionado durante uma década desde que foi erguido, além de promover uma reparação às condições estéticas da imagem, observações feitas por romeiros que visitam continuamente o local e moradores.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Crato, tem realizado continuamente operações de recepção aos romeiros na área onde se encontra o monumento, que já conta com uma infraestrutura. A cada ano, cresce o número de visitantes ao local. Com a reinauguração, a perspectiva é que aumente consideravelmente a visitação, promovendo o comércio local e fortalecendo a economia.

Com informações da Prefeitura do Crato.