Em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral incorporou às urnas eletrônicas um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos. Se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto durante esse tempo, nada acontece.
Circula nas redes sociais que o voto seria anulado caso o eleitor aperte a tecla “confirma” enquanto a tela da urna exibe a mensagem “confira seu voto”. É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
A seguinte mensagem enganosa tem sido compartilhado no Facebook e no WhatsApp: “Cuidado para não anular seu voto… Após digitar o número do candidato vai aparecer piscando a frase: Confira o seu voto!!! Nesse momento não aperte a tecla verde… Espere aparecer a frase: Confirma o seu voto!!! Nesse momento aperte a tecla verde para confirmar o voto. Urgente!!! Repasse!!!”.
Não é verdade que o eleitor vai conseguir apertar a tecla verde (confirma) enquanto lê a mensagem “confira seu voto”. Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incorporou às urnas eletrônicas um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.
Durante esse curto intervalo, depois que o eleitor digitou o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: “confira seu voto”. O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.
Ao longo desse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando. Portanto, não haverá interrupção nem anulação de voto, e não será preciso recomeçar o processo.
O Fato ou Fake já desmentiu um vídeo em que um homem fazia a mesma afirmação falsa em 2022 e outra gravação de uma mulher espalhando a fake news em 2024. O TSE também publicou em seu site uma nota desmentindo as informações.
O órgão ainda disponibiliza um simulador de votação em que é possível treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições municipais de 2024.