15 de novembro de 2024
WhatsApp Image 2024-10-13 at 21.51.14

Entusiasmo, alegria e brilho nos olhos dos pequenos foram algumas das reações vistas no Dia das Crianças promovido pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiental e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no último sábado, 12 de outubro, e que teve o seu funcionamento iniciado bem cedo, às 6h30.

            A programação começou às 7h, com a Corrida da Alegria – CORCHA Mirim na Flona Araripe, atividade em parceria com a equipe do CORCHA, onde a criançada percorreu trilhas da nossa Chapada do Araripe. Divididas em dois grupos, crianças com idade entre seis e nove anos correram percursos de 400 e 800 metros; e as com idade entre dez e 12 anos, percorreram 1,5 km. A ação proporcionou a interação dos pequenos com a natureza, possibilitando a eles praticar uma atividade física ao ar livre.

        O sábado continuou com muitas outras atividades. No Centro de Interpretação, a plateia de pequenos curiosos estava totalmente concentrada com o espetáculo O Número mais Difícil do Circo, apresentado pelo palhaço Currulepe, e que contou com a participação da palhaça Meio dia pras 4. A magia do circo encantando o respeitável público.

   Finalizando as apresentações, os personagens Maravilha e Don Gennaro levaram o espetáculo La Ursula, contando a história da tradicional ursa do carnaval pernambucano com as figuras do urso e o italiano que constam em diferentes brinquedos da cultura popular brasileira, tudo isso com os clássicos da palhaçaria.

   Durante todo o sábado, 12, quem visitou o Complexo Ambiental Mirante do Caldas usufruiu de um dia especial que contou com a presença intensa das crianças da comunidade do Caldas participando de todas as atividades, que teve ainda brinquedos infláveis, cama elástica, pipoca e algodão doce.

Sobre o Mirante do Caldas 

Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um espaço que promove educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas e visitas guiadas. Conta ainda com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e uma vista privilegiada da região do Cariri.