O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz destaca um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos, provavelmente relacionados à Covid-19, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, particularmente nos estados do Acre, Pará e Pernambuco. Nas últimas quatro semanas, 30% dos casos positivos de SRAG foram atribuídos ao Sars-CoV-2, enquanto 63% dos óbitos também estavam relacionados ao vírus
A análise aponta para uma tendência de interrupção ou queda no crescimento dos casos de SRAG em estados do Centro-Sul do Brasil, exceto em Minas Gerais e Pernambuco, onde há aumento.
O boletim também ressalta a diminuição de casos graves de rinovírus, que afetam crianças e adolescentes, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco. A pesquisadora Tatiana Portella reforça a importância da vacinação, especialmente para grupos de risco como idosos, crianças pequenas e pessoas com comorbidades. Além disso, ela recomenda o uso de máscaras em locais fechados e o isolamento em caso de sintomas
Além disso, a orientação é clara sobre a importância de manter o isolamento em caso de sintomas respiratórios, como forma de prevenir a propagação do vírus. Se não for possível ficar em casa, o uso de uma máscara de boa qualidade é altamente recomendado. Essas medidas são essenciais para proteger os mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças respiratórias.
O boletim reflete um cenário de variação na prevalência da Covid-19 e de outros vírus, como o rinovírus, em diferentes regiões do Brasil. Enquanto algumas áreas estão experimentando redução nos casos de SRAG, outras ainda estão vendo aumento, o que reforça a importância da vigilância contínua, vacinação e adoção de medidas preventivas adequadas.
Leia nosso jornal completo: