Em parceria com a União, por meio do Ministério da Educação (MEC), o Ceará terá mais um hospital público para a sua população. Na manhã do último sábado, 21, o governador Elmano de Freitas acompanhou o ministro da Educação, Camilo Santana, na assinatura, com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), do contrato de gestão especial para a construção e a gerência do futuro Hospital Universitário da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O hospital será construído em terreno doado pelo Governo do Ceará.
Camilo e Elmano assinam obras de construção do Hospital Universitário do Cariri
O ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas assinaram neste sábado último, 21, a ordem de serviço para a construção do Hospital Universitário do Cariri. A assinatura aconteceu na sede da UFCA em Juazeiro do Norte com a presença do Reitor da Universidade Federal do Cariri, professor Silvério Júnior e Arthur Chioro presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dentre outras autoridades, como os deputados federais José Guimarães (PT) e Yuri do Paredão (MDB).
Estima-se que o hospital, que tem o início das obras previstas para o primeiro semestre de 2025, impactará a vida de, pelo menos, um milhão de pessoas na região.
Sendo um hospital de média e alta complexidade, contará com 200 leitos, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), prestando atendimento nas especialidades de cardiologia (hemodinâmica), neurologia e especialidades ambulatoriais acopladas. O hospital também terá ala de oncologia, com radioterapia e quimioterapia.
Além disso, também servirá como um centro de formação médica e multidisciplinar. A estudante de Medicina Maísa Santos comemorou esse novo momento para a Academia e para a saúde da região. “Quando saiu a notícia que foi aprovado o hospital universitário na UFCA eu fiquei muito feliz. Porque para nós, estudantes, e para a região, faz diferença para o desenvolvimento da saúde”.
Para a obra o Governo do Estado do Ceará doou o terreno. Será um hospital mantido pelo Sistema Único de Saúde – SUS com 300 milhões para sua manutenção já garantidos pelo governo do presidente Lula.
Leia nosso jornal: