20 de setembro de 2024

Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

O cenário político no Crato nestas eleições municipais de 2024 demonstra um quadro de acirrada disputa entre dois nomes principais: de um lado André Barreto atual vice-prefeito da cidade e apoiado por pelo prefeito José Ailton Brasil (PT) e do outro lado o médico Aloísio Brasil, da oposição tendo na vice do ex-prefeito Zé Adega.

A disputa acirrada foi demonstrada na pesquisa AtlasIntel feita a pedido do jornal O Povo/CBN e divulgada fartamente pelo jornal O Povo e outros veículos.  A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. Foi feita entre os dias 13 e 18 de setembro com 800 pessoas e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-07216/2024.

SOLTANDO FOGOS

A cidade do Crato tem uma característica peculiar. Lá nos anos 90 e início dos anos 2000 sempre que saia uma pesquisa alguém soltava fogos. Era uma espécie de código para a militância comemorar e ao mesmo tempo mostrar que estava na frente da disputa. Nestas eleições ninguém solta fogos. Mas se tivéssemos fogos, Aloísio Brasil teria essa vantagem já que a pesquisa mostra o médico com 51,5% das intenções de votos, quando considerados os votos válidos.

MUITO ACIRRAMENTO

A eleição agora vai ficar mais acirrada do que nunca. O candidato André Barreto terá exatos 16 dias para virar o jogo em cima de Dr. Aloísio. O candidato André Barreto tem algumas vantagens que precisamos elencar, como a máquina da prefeitura, a liderança do prefeito José Ailton Brasil e o apoio de Camilo Santana, Lula e do governador Elmano de Freitas.

POUCA FORÇA

O tucano Lucas Brasil foi quem teve a pior performance nessa primeira pesquisa feita sobre a corrida eleitoral na cidade do Crato. Lucas veio com pouco menos de 5 pontos percentuais. Terá que suar muito nestes 16 dias se quiser assumir o Palácio Alexandre Arraes. São recomendadas várias mudanças começando pela comunicação da campanha que se mostrou pelo menos até agora ineficaz.

NA VANTAGEM

O médico Aloísio Brasil saiu na vantagem de chega a 48% dos votos e na frente de seu adversário acima da margem de erro que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Aloísio do ponto de vista prático e técnico precisa apenas administrar a vantagem e sair vitorioso. Mas do ponto de vista político 16 dias são suficientes para viradas e o PT e sua base aliada irão para cima com tudo. Camilo Santana pode ser um problema para Aloísio.

FATOR LULA

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pode ser outro problema para Aloísio Brasil e sua caminhada para o comando da prefeitura? Pode sim. Se Lula vier ao Cariri os petistas com certeza podem querer levá-lo ao Crato e sim pode interferir. O presidente Lula é o maior transferidor de votos, ou em poucas palavras o melhor cabo eleitoral na terra de Bárbara de Alencar seguido de Camilo Santana E Elmano de Freitas. Um trio que pode ir ainda algumas vezes ao Crato e contribuir para derrubar os votos de Aloísio.

PESQUISA NADA DIZ?

Pois é essa é uma pergunta que muitos se fazem nos dias atuais. As pesquisas mostram um cenário de dias passados e serve também como ingrediente para tocar fogo numa disputa eleitoral. Dependendo do freguês se usa a pesquisa como instrumento para caminhar rumo à vitória ou ser derrotado. Eleição não se vence com pesquisas, mas com estratégia política, apoios, volume de campanha, boa comunicação e propostas.

CURIOSIDADES NO CRATO

Um fato de que pesquisa não ganha eleição foi o que já aconteceu no próprio Crato no ano de 2004. Naquela eleição tivemos uma eleição acirrada entre Walter Peixoto e Samuel Araripe. Na sexta-feira, poucos dias antes da eleição saiu uma pesquisa dando uma vantagem para o prefeito Walter Peixoto. Vantagem que foi derrubada em poucos dias já que a eleição terminou com vitória do então tucano Samuel Araripe.

Leia nosso jornal:

Deixe uma resposta