23 de novembro de 2024
pagina 8 pedro lobo

 

Coordenadores, cozinheiras, beneficiários e os técnicos do Instituto Flor do Piqui, comemoraram, nesta segunda-feira última, 16, o primeiro ano de atuação do programa Ceará Sem Fome. O evento aconteceu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, em Crato.

O deputado estadual Pedro Lobo (PT), um dos maiores incentivadores do programa, participou da comemoração quando parabenizou o governador Elmano de Freitas e a primeira-dama Lia de Freitas, coordenadora do programa e ressaltou a importância não apenas da comida entregue à população, mas o resgate da esperança, da dignidade, entre outros valores agregados ao ganho nutricional.

Pedro citou outras ações como o Cartão Ceará Sem Fome, que permite a compra de alimentos, de preferência produzidos pela agricultura familiar ou vendidos em pequenos estabelecimentos comerciais. Cada cartão contém o valor de R$ 300, renovado mensalmente, e contempla mais de 53 mil famílias.

Outra iniciativa do programa Ceará Sem Fome, que o deputado Pedro Lobo destacou é a qualificação profissional que vai garantir geração de renda e emprego para milhares de beneficiários.

“O Ceará Sem Fome é mais que uma refeição na mesa é também transformação social e dentro deste contexto diversos cursos serão oferecidos, comentou Pedro.

Ainda no mandato de vereador em Crato, Pedro Lobo apresentou e foi aprovado, o projeto de lei criando o Programa de Aquisição de Alimento Municipal, intitulado de PAA Mesa Farta. O objetivo da ação é garantir comida para população de baixa renda, em situação de insegurança alimentar, produzida pelas cozinhas comunitárias, utilizando alimentos adquiridos junto aos agricultores familiares.

Com recursos de suas emendas impositivas, Pedro Lobo adquiriu equipamentos para 6 cozinhas comunitárias, já instaladas e funcionando.

Em Crato funcionam 21 cozinhas do Ceará Sem Fome, coordenadas pelo Instituto Flor do Piqui. São 2 mil e 100 refeições produzidas, com alto valor nutritivo e distribuídas no período de segunda a sexta-feira.

No Ceará, são 1.274 unidades funcionando, sendo 934 em todo o estado e 350 na Capital.

Participaram também do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, secretários municipais, Givaldo Gonçalves, Ticiane Cândido, assessora técnica da SDA estadual e do programa Ceará Sem Fome, Nadia Caline, o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadores do Crato, Expedito Ferreira e a representante do Serviço Social do Comércio – SESC e do Programa Mesa Brasil, Bia Alencar.

Leia nosso jornal: