22 de novembro de 2024
mirasnte

 

Com mais de 200 corredores inscritos e muita energia, alegria e disposição, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebeu, na manhã do último domingo, 15, o treinão de corrida dos dez anos dos Corredores da Chapada do Araripe, o grupo CORCHA.

Segundo a gestora do CAMC, Charmene Rocha, poder receber eventos como esse, onde a identidade trabalhada é a preservação do meio ambiente, sustentabilidade, entre outros segmentos, agregados à atividade física, faz toda a diferença e fortalece o objetivo do Mirante, que é de desenvolver um papel fundamental na educação ambiental, turismo, cultura e biodiversidade.

Os idealizadores do CORCHA, Vitor Luna e Karina Brandt, não imaginavam que esse movimento de proteção a Chapada do Araripe iria ganhar uma proporção tão grande e que chegasse a tantos anos. “O pessoal já identifica o nosso grupo por onde a gente vai. Hoje em dia o CORCHA é um grupo com muitas mãos envolvidas”, ressaltou.

Partindo da Estação Cruzeiro do Caldas, localizada na área de cima do Complexo Ambiental, os atletas percorreram oito quilômetros na área da Flona, sempre mantendo um contato com a natureza.

Sobre o Mirante do Caldas

Além de ponto turístico, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas é um equipamento que promove um trabalho de educação patrimonial, exposições, atividades artísticas, cursos, oficinas, visitas guiadas, tudo isso em um espaço que conta com um Centro de Interpretação Histórica e Ambiental, café cultural, borboletário, trilhas com acessibilidade para deficientes visuais e vista privilegiada da região do Cariri. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h30 às 1730.