Uma entrevista que pode ser considerada uma das mais relevantes e históricas já concedias pelo prefeito cratense José Ailton Brasil (PT) quando ele disse que para efetivar suas ações fez parcerias com o governo do Estado do Ceará e teve apoio de alguns parlamentares. O prefeito José Ailton falou sobre diversas obras feitas em sua gestão, falou da importância da eleição de seu candidato André Barreto a prefeito da terra de Bárbara de Alencar e, por fim, vai deixar em caixa algo em torno de 150 milhões de reais para obras importantes como a revitalização do Canal do Rio Granjeiro.
PÁGINA 2 CARIRI
José Ailton Brasil vai deixar o Crato com dinheiro em caixa, obras estruturantes feitas e outras para serem concluídas pelo próximo gestor
O prefeito do Crato José Ailton Brasil (PT) concedeu nesta quinta-feira, 29, uma entrevista ao programa Jornal da 100 na Rádio 100 FM (Rede Aleluia) em Juazeiro do Norte e falou de sua gestão, das obras realizadas e da eleição municipal deste ano. Na bancada do programa os radialistas Joice Kelly e Tarso Araújo e o jornalista Madson Wagner.
O prefeito destacou primeiramente alguns avanços na educação pública da cidade do Crato. Falou da construção de cinco escolas e do trabalho feito na melhoria das creches e na ampliação das vagas nas creches e na rede pública municipal de ensino. Brasil destacou ainda os programas e projetos de melhoria da educação e valorização dos profissionais desse segmento.
É bom lembrar que José Ailton disse que para efetivação das obras e projetos realizados em suas duas gestões teve apoio concreto do Governo do Ceará. E também de alguns parlamentares como José Guimarães e André Figueiredo.
Outro ponto importante da entrevista foram as obras. Destacou a obra do Mercado Walter Peixoto e a obra do Mercado Wilson Roriz, que está em andamento. Esse mercado terá uma praça de alimentação, espaço para a área de frigoríficos, de frutas e verduras e outra área para o artesanato e produtos de couro. Ele falou que outra obra nas imediações do mercado é a reforma da praça da RFFSA com a construção de espaço para shows e outras benfeitorias. José Ailton destacou ainda que foi na gestão dele que o camelódromo do Crato foi transformado em shopping popular levando aos comerciantes um espaço mais adequado para a venda de seus produtos e requalificando um espaço central da cidade.
Uma parte de destaque da entrevista foi quando o prefeito falou da obra do canal do Rio Granjeiro. Uma importante reinvindicação de toda a cidade do Crato, a obra vai levar melhorias, reformas e requalificação do canal do Rio Granjeiro já está certa e será definitiva. Segundo o prefeito cratense serão inicialmente investidos 126 milhões na primeira e segunda etapas. E mais 30 milhões de reais em uma terceira etapa. O governador Elmano de Freitas (PT) vai ao Crato assinar o início dessa obra que não será concluída na gestão de José Ailton.
O Canal do Rio Granjeiro é um verdadeiro gargalo para a cidade. Segundo José Ailton a obra contempla várias ações de urbanização e o mais importante é que essa obra servirá para definitivamente acabar com os problemas dos alagamentos que tantos prejuízos e transtornos causaram ao povo cratense.
A entrevista também se deteve na questão política quando José Ailton falou das eleições municipais e disse que espera que seu candidato André Barreto seja eleito. Segundo José Ailton, Barreto terá a oportunidade de fazer um governo até melhor do que o seu, já que terá apoio do governador Elmano de Freitas e do presidente Lula.
Ele lembrou que nas suas gestões não teve apoio de um presidente e que agora na terceira gestão de Lula os recursos importantes serão liberados a partir deste ano, e que isso vai beneficiar a próxima gestão que precisa manter essas parcerias com os governos estadual e federal.
José Ailton falou ainda que seu governo continua trabalhando pelo Crato até o dia 31 de dezembro e que deixa para a próxima gestão o que ele chamou de dinheiro em caixa para a construção de mais 2 escolas, 3 creches e mais duas unidades básicas de saúde, sendo uma delas no Bairro Sertãozinho. Falou que virão ainda mais 3 areninhas, uma unidade do programa Mais Infância no Mutirão, um centro de iniciação ao esporte e recursos para reformar mais 3 escolas de rede pública municipal de ensino.
José Ailton Brasil disse para finalizar que ficou devendo ao Crato a reforma do estádio Mirandão, um novo terminal rodoviário e a duplicação da entrada da cidade. Mas, disse que ao continuar trabalhando até 31 de dezembro pretende ampliar recursos para mais projetos antes que deixe a prefeitura.
Sobre seu futuro político disse que pretende contribuir na eleição de seu candidato em Crato, André Barreto e ser candidato a deputado estadual em 2026.
Leia nosso Jornal: