24 de novembro de 2024
Prorrogadas as inscrições do 5º Festival de Cinema Negro

Foto: Feijão (Studio Feijão & Lentilha)

Foram prorrogadas as inscrições para o V Festival Cinema Negro em Ação, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) no Rio Grande do Sul.

A mostra competitiva é dividida em quatro categorias, videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens. Serão aceitas produções em formato digital, de temática livre, realizadas por pessoas negras ou com protagonismo negro nos processos de criação ou autoria do projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de agosto

O evento, que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro em Porto Alegre, terá formato híbrido, com exibição dos filmes selecionados na programação da TVE-RS, TV Brasil, Prime Box Brazil, plataforma Todes Play e nas salas da Cinemateca Paulo Amorim – localizada na Casa de Cultura Mario Quintana.

As obras participantes serão divulgadas no dia 16 de setembro nas redes sociais da competição (@cinemanegroemacao) e do Instituto Estadual de Cinema (@ieciners). A cerimônia de premiação está prevista para o último dia de programação presencial, 20 de outubro, na CCMQ.

Além do reconhecimento aos melhores nos quatro gêneros de produção, serão concedidos os Prêmios Destaque RS em oito categorias: Direção, Roteiro, Intérprete, Montagem, Trilha Sonora, Desenho de Som, Direção de Arte e Direção de Fotografia. Na competição de longas-metragens, pela primeira vez na história do Festival, será implementada a categoria de Júri Popular para a disputa do prêmio.

Para abrir a Mostra Especial deste ano, a curadoria aposta em um resgate histórico de grande peso para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo: o filme “Um é pouco, dois é bom”, do diretor Odilon Lopez. A escolha é uma homenagem póstuma ao cineasta e jornalista que, na década de 1970, fez um dos primeiros longas-metragens dirigidos por um homem negro no Brasil.

A mostra inclui filmes como “Porto dos Mortos”, de Davi Pinheiro, e “O Tempo”, de Ellen Rocha. Além do primeiro episódio das séries “Filhos da Liberdade”, de Mariani Ferreira e Fabrício Cantanhede, e “Centro Liberdade”, de Cleverton Borges, Bruno Carvalho e Lívia Ruas.

Link para inscrição:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEq0z6aaRtVEY8vnWXw82YD_jQWo_CVvw4OUNT-gdJMo_VSQ/viewform

Foto: Feijão (Studio Feijão & Lentilha)

 

Leia nosso Jornal: