O Fortaleza é líder do Brasileirão Série A de 2024. Na tarde deste domingo, 25, diante de mais de 51 mil torcedores, o Tricolor do Pici venceu o Corinthians por 1 a 0 na Arena Castelão, com gol marcado por Yago Pikachu aos 32 minutos do segundo tempo.
O triunfo levou o time a 48 pontos e, com o empate do Botafogo diante do Bahia por 0 a 0, o Leão ficou com a vantagem de um ponto a mais que o time carioca e um jogo ainda a ser disputado.
No embate, que se iniciou com uma bela campanha nas arquibancadas e na camisa de João Ricardo contra a violência doméstica e familiar contra a mulher, cada uma das equipes tinha seus motivos para perseguir a vitória. O Leão caçava a liderança do campeonato e, do outro lado do campo, o Timão buscava um respiro fora da zona de rebaixamento.
Com esse enredo e iguais objetivos de busca pelos três pontos, as equipes protagonizaram um primeiro tempo de muito mais estudos que ações. Embora tenha começado tendo mais a bola, o Fortaleza pouco conseguiu ameaçar e o mesmo se passou com o Corinthians.
O Tricolor do Pici pecava principalmente na criação ofensiva, não conseguindo acertar o passe na última zona do campo para a finalização, ainda que tentasse criar de diversas maneiras nos 45 minutos iniciais. A única principal chance do grupo comandado por Vojvoda foi criada com Yago Pikachu, aos 41 minutos, mas o chute do atleta acabou indo para fora.
O Corinthians trabalhava nos contra-ataques nas oportunidades que criava, que foram crescendo no decorrer do jogo. A maior oportunidade do primeiro tempo saiu dos pés do passe de Igor Coronado, que deu um bom passe para Pedro Raul, mas o centroavante acabou por tirar a bola de campo quando tentou finalizar com a canela.
No segundo tempo, a partida ganhou uma nova tônica. O Corinthians se arriscava mais, mas Igor Coronado e Yuri Alberto pecavam nas finalizações. O Fortaleza criava oportunidades em contra-ataques, chegou a ter um pênalti anulado, mas aos 32 minutos, o Leão justificou a briga no topo da tabela.
Em um belo contra-ataque, Yago Pikachu colocou o Leão não só na frente do marcador, mas também no ponto mais alto da tabela.
FONTE: Jornal opovo