20 de setembro de 2024

Imagem ilustrativa de uma convenção partidária| , Foto: Reprodução/Internet

 

A agenda política do cidadão fortalezense para este final de semana começa, na verdade, nesta sexta-feira, 2, com a convenção do bolsonarista André Fernandes. O parlamentar faz uma convenção fechada e ainda não anunciou quem será o vice. Mas, já anuncia Bolsonaro em Fortaleza dia 16 de agosto para abertura de sua campanha. Essa é a fórmula encontrada pelo bolsonarismo para tentar quebrar a hegemonia dos partidos progressistas no Nordeste.

Ainda em Fortaleza no dia 3, sábado temos a convenção do petista Evandro Leitão, com a presença do presidente Lula (PT). Ainda na convenção de Leitão as presenças do ministro da Educação Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas. Evandro Leitão não apareceu bem nas últimas pesquisas, mas tenta ampliar seu palanque na capital. Conta com a força de Lula, Camilo e Cid Gomes para disparar rumo ao segundo turno em Fortaleza, que deve acontecer.

Ainda neste sábado realizam suas convenções Eduardo Girão (Novo) e Capitão Wagner (União Brasil). O senador Eduardo Girão tem na vice Silvana Bezerra, viúva do ex-governador Adauto Bezerra.

Já o PSTU lança a prefeito o operário Zé Batista, militante do movimento sindical e dirigente do partido. Na vice, Maria de Lourdes Gonçalves Costa. A convenção foi no dia 27 de julho.

O PDT do prefeito José Sarto também já fez sua convenção. A chapa é formada por Sarto e Élcio Batista (PSDB). Na capital, Ciro Gomes apoia Sarto, juntamente com o ex-prefeito Roberto Cláudio e o ex-senador e liderança tucana no Ceará, empresário Tasso Jereissati.

A candidatura do historiador Haroldo Neto pelo partido Unidade Popular será oficializada nesta sexta-feira, 2, às 18 horas no Auditório da História no campus do Centro de Humanidades, anexo II, na Avenida da Universidade, sede da UFC.

Leia a edição 227 do jornal leia Sempre Brasil desta sexta, 2/8: