A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) obtém mais uma grande conquista para a pós-graduação strictu-sensu. Foi aprovado o curso de doutorado em diversidade biológica e recursos naturais (PPGDR), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com o doutorado, serão ampliados os estudos na área da biodiversidade da região.
A proposta de criação do novo curso foi desenvolvida no intuito de proporcionar não apenas uma compreensão integrada do tema da Biodiversidade, mas também a oportunidade de realizar várias atividades práticas direcionadas para o aprimoramento dos projetos de tese dos discentes. A URCA conta atualmente, conforme a PRPGP, com 12 mestrados, sendo cinco na modalidade acadêmica e sete profissionais, três doutorados, um acadêmico e dois profissionais.
Além disso, busca promover a troca de experiências e perspectivas entre os mestrandos e doutorandos, através da oferta de disciplinas obrigatórias e optativas, compartilhadas entre os dois níveis de ensino (mestrado e doutorado). O novo curso contará com disciplinas obrigatórias e optativas, trazendo temáticas relacionadas à biodiversidade, e foi estruturado para que o aluno de doutorado tenha condições de integralizar 42 créditos.
O Professor dr. da URCA, Fábio Yamada, um dos autores da proposta, afirma que o estudo sobre a biodiversidade da nossa região carece de informações e especialistas na área. A aprovação do curso de doutorado em diversidade biológica e recursos naturais (PPGDR) irá alavancar esses estudos com a formação de recursos humanos qualificados. “O PPGDR, desde a sua criação, sonhava com o curso de Doutorado. Assim, este curso irá contemplar diversos discentes da nossa IES e de toda a região do Cariri, valorizando ainda mais as riquezas da flora e fauna regional”, comemora. Além dele, foram autores da proposta os professores doutores da URCA, Allysson Pinheiro e João Calixto.
Ampliação da política de pós-graduação
Nos últimos anos, as Políticas de Pós-Graduação na URCA foram implementadas com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino de graduação, por meio da formação especializada da comunidade interna e externa. Além disso, essas políticas buscam consolidar a pesquisa científica na universidade, com um foco significativo na inclusão social, através de ações afirmativas que reconhecem as classes sociais historicamente vulneráveis. Vale ressaltar que esse processo de formação está intimamente ligado às demandas da realidade socioeconômica e cultural em que a Universidade está inserida.
A URCA conta com o Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR), disponível em http://www.urca.br/ppgdr/, que obteve aprovação da CAPES em julho de 2007, recebendo uma avaliação conceitual de 4 e operando sob a nomenclatura de Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular (PPBM) no nível de Mestrado.
A maioria dos egressos do curso de mestrado tem interesse em cursar o doutorado no PPGDR, e isso reflete o sucesso do programa na formação de recursos humanos altamente qualificados, que podem continuar a contribuir para a pesquisa e o ensino na região.
O perfil do profissional que se pretende formar nesse curso incluirá conhecimentos básicos e aplicados de botânica, zoologia e ecologia, aliados a uma instrumentação adequada para conectá-los. Assim, o egresso será um profissional detentor de uma formação sólida na área da Biodiversidade, apto a transmitir conhecimentos e atuar como pesquisador/docente com ética e responsabilidade através da prática científica e pedagógica em prol da humanidade, sempre considerando o rigor científico.