22 de novembro de 2024
Claudia-Cisneiros

 

Instituição especializada em microcrédito já atua no Estado desde 2023 e, em pouco mais de um ano, já impactou mais de 1,3 mil empreendedores da região de Itapipoca

O Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil) iniciou, recentemente, seu projeto de expansão das atividades no Ceará, com a inauguração de uma agência em Itapipoca. A instituição especializada na concessão de microcrédito produtivo orientado – que une empréstimos com educação financeira dos tomadores – já atua no Estado desde 2023, com a abertura da primeira agência em Fortaleza, que se tornou um importante polo de atendimento para os empreendedores da capital e de outras cidades. De acordo com o Ceape, mesmo sem uma agência física em Itapipoca, até então, já foram liberados quase 4 milhões de reais em crédito, impactando diretamente mais de 1.300 empreendedores e promovendo o desenvolvimento econômico da região.

A cerimônia de inauguração aconteceu no final de junho e contou com a presença de autoridades locais, parceiros como o Sebrae e empreendedores locais, dentre clientes e convidados.

Com o novo endereço, localizado na Avenida Anastacio Braga, 911 (Mercado Central, BOX 95), no Centro, a expectativa é de que mais cidades sejam beneficiadas por meio de atendimento itinerante, recebendo suporte dos assessores para acesso ao crédito e orientação financeira. Entre esses municípios, estão Acaraú, Amontada, Cruz, Itapajé, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

“A inauguração de uma segunda agência no Ceará viabiliza maior dinamismo e aceleração do nosso propósito, que é promover o desenvolvimento e o fortalecimento dos negócios locais. Estamos oferecendo uma estrutura completa e uma equipe preparada para atender nossos clientes e apoiá-los com crédito produtivo e orientado. Temos grandes expectativas de continuar expandindo e nos aproximando ainda mais dos empreendedores cearenses”, afirma Claudia Cisneiros, diretora-executiva do Ceape Brasil.

Ideal para que pequenos empreendedores possam investir em seus negócios, seja como capital de giro ou para a compra de equipamentos, por exemplo, o microcrédito produtivo orientado (MPO) tem crescido no Brasil. Entre 2020 e 2023, o aumento do valor liberado de empréstimos atingiu 45%, segundo dados do próprio Ceape Brasil. Já o valor médio dos empréstimos concedidos subiu 29% em igual período. E as maiores tomadoras são as mulheres, responsáveis por mais de 60% do volume total.

Claudia Cisneiros reforça que muitos pequenos empreendimentos necessitam de algum incentivo para se estruturarem e alavancar os negócios, porém, estes enfrentam dificuldades para conseguir crédito no Brasil quando recorrem às instituições financeiras tradicionais. “Na maior parte dos casos, os pequenos gestores não conseguem provar que estão aptos a arcar com aquele recurso. Por este motivo, recorrem a fontes alternativas para obtenção de recursos”, diz.

Presente também nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo, o Ceape Brasil conta atualmente com 21 mil clientes ativos, ou seja, com empréstimos em andamento. A instituição é especializada na concessão de microcrédito produtivo, que une empréstimo à educação financeira dos tomadores e já concedeu mais de R$ 2,5 bilhões em crédito, beneficiando cerca de 1,5 milhão de empreendedores, principalmente na região Nordeste.