20 de setembro de 2024

Um grupo de estudantes universitários e do ensino médio organizados na UJS – União da Juventude Socialista – iniciou recentemente campanha pelo passe livre pleno, ou seja, uma forma de tarifa zero para o sistema de transporte público em Juazeiro do Norte. Uma lei de passe livre já foi promulgada na Câmara Municipal, mas o atual prefeito ainda não colocou em prática.  

UJS lança a campanha pelo passe livre em Juazeiro do Norte

Uma das principais reivindicações do povo trabalhador de Juazeiro do Norte é por um sistema de transporte que atenda a população de forma satisfatória, o que não vem acontecendo na gestão atual. Pelo contrário, pegar um ônibus em Juazeiro para ir ao trabalho ou à escola continua sendo um sacrifício.

O transporte público em Juazeiro é deficiente e precisa de mudanças urgentes. Mas, para ampliar o debate sobre esse tema tão importante para o povo de Juazeiro do Norte a União da Juventude Socialista (UJS) formada por estudantes de várias instituições de ensino lançou recentemente uma campanha pelo passe livre. A ideia é aproveitar o momento da campanha eleitoral para debater esse tema com a sociedade. O tema foi debatido no 14º. Congresso da UJS que aconteceu na FATEC Juazeiro do Norte.

A campanha “Nós não vamos pagar nada!” segundo dirigentes da UJS é um marco na luta por justiça social e igualdade de oportunidades. Com o passe livre, se facilita o acesso ao transporte, mas também promove a liberdade de movimento para todos os cidadãos, sejam trabalhadores, estudantes, donas de casa, enfim, a população de forma geral.

Um pouca da história. No ano de 2021 os estudantes foram às ruas e se mobilizaram pela aprovação de uma lei do passe livre. Na Câmara Municipal através do mandato do então vereador Romão França foi promulgada uma lei do Passe Livre com uma mudança na Lei Orgânica do município, porém, o prefeito Gledson Bezerra (Podemos) não colocou em prática.

A lei do passe livre pleno, ou seja, que abrange todo o sistema de transporte de uma determinada cidade já está em vigor em várias cidades brasileiras. Incluindo outras formas de passe livre, abrangendo apenas passe livre para estudantes ou nos finais de semana, chegando essas formas de passe livre em 99 cidades brasileiras.  No Ceará, a cidade de Caucaia aderiu ao passe livre para toda a população, no modelo chamado passe livre pleno.

Leia o jornal Leia Sempre Brasil: