Durante participação do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, delegação brasileira sugere a criação de uma força global contra a fome. A força incluiria países desenvolvidos via o G20 para construção de uma agenda com o objetivo de combater a fome no planeta.
O fórum se deu na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA) com delegações de vários países.
A ideia é agregar conhecimentos, finanças e parcerias que, tendo este objetivo comum, consigam melhores condições para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial estabelecida em 2015 pela ONU com o propósito de construir e implementar políticas públicas para guiar a humanidade até 2030.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza “é uma das principais iniciativas do Brasil à frente do G20 [grupo das 20 maiores economias do planeta]”.
No evento paralelo, realizado para discutir meios de aplicação das políticas nos países, o ministro Wellington Dias informou que, entre as ações planejadas, estão a promoção da segurança alimentar, o aumento de renda e o enfrentamento das desigualdades.
Fonte: Agência Brasil
Leia nosso jornal: