A Região do Cariri está em festa com o começo da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – a Expocrato, que tem abertura neste domingo, 14, e segue até 21 de julho com uma ampla movimentação no parque, com estantes de negócios, as vendas do setor agropecuário, leilões, setor de festas e shows e praça de alimentação à céu aberto. Estima-se uma movimentação em torno de R$ 50 milhões durante a Expocrato 2024.
Expocrato 2024 ampliando negócios e movimentando a economia da Região do Cariri
A Expocrato 2024 vai acontecer de 14 a 21 de julho e chega agora à sua 71ª. Edição. A primeira edição da Expocrato se deu em 1944 quando um grupo de criadores resolveu fazer um evento para movimentar a economia local. O que deu certo.
Na verdade, lá se vão 80 anos de Expocrato desde a primeira em 1944. Pois no dia 21 de junho de 1944 era lançada a 1ª Exposição Agropecuária do Crato pela portaria 100/1944, nomeando como patrono e presidente o professor Pedro Felício Cavalcanti, e criando a primeira Comissão Central Organizadora do evento. Os então organizadores foram à exposição de Uberaba (MG) para trazer um comboio de animais.
A Comissão comprou um vagão de animais de raça que saiu de trem para o Rio de Janeiro, de lá veio de navio até Fortaleza e chegou ao Crato de trem. Em meados de setembro do mesmo ano é distribuído entre os criadores da região do Cariri o regulamento da I Exposição Agropecuária do Nordeste, apenas dois meses antes da realização do primeiro evento no Crato, que, naquela época, recebeu a denominação regional.
O evento aconteceu no período de 4 a 7 de dezembro de 1944 e obteve grande sucesso. Porém, entre a primeira e a segunda edição houve um intervalo de nove anos, devido à crise provocada pela Segunda Guerra Mundial, que também repercutiu na região do Cariri. Nos dias atuais milhares de pessoas se reúnem para fazer negócios e participar dos vários atrativos oferecidos dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, no Bairro Pimenta, em Crato.
A Expocrato é uma festa do setor agropecuário que mostra sua força com a realização de exposição de animais, efetivação de negócios, compra e venda de insumos, equipamentos e o financiamento de compras de animais. Acontece ainda leilões e a exposição dos animais nos vários espaços do parque. Dentro do parque tem ainda a casa de farinha e um engenho de cana de açúcar. Há ainda a exposição de stands de órgãos públicos e o corredor do empreendedor e um espaço para o pequeno produtor agrícola. E um espaço da Universidade Regional do Cariri.
De acordo com o Dr. Leitão Moura da Comissão Gestora da exposição nesse período de Expocrato a economia tem ampla movimentação, com ampliação das vendas no comércio. Outro fator que ele alerta é para a ocupação em 100 por cento do setor hoteleiro não apenas em Crato, mas também em Juazeiro do Norte e Barbalha.