A estudante do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e bolsista de iniciação científica do Laboratório de Fisiofarmacologia das Células Excitáveis, Gabriela Lucena Calixto, alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica ao ser aprovada em primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Cardiovasculares, do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa de farmacologia do sistema cardiovascular.
Ao longo de sua graduação, a estudante tem se destacado não apenas pelo desempenho acadêmico, mas também pela sua dedicação à pesquisa científica. Sob orientação da professora Dra. Roseli Barbosa, ela tem realizado trabalhos inovadores que contribuem para o avanço do conhecimento na área da fisio-farmacologia cardiovascular, estudando a influência de produtos naturais no efeito vasodilatador em artérias e veias umbilicais humanas.
Desde os primeiros semestres do curso de Enfermagem, ela demonstrou um interesse pela pesquisa e, em especial, pela área de fisiologia e farmacologia. Sua dedicação, determinação, talento e capacidade de aprender alinhada com uma aguçada curiosidade científica é um reflexo de seu comprometimento para o avanço do conhecimento neste campo de pesquisa.
Durante seu período no laboratório, Gabriela Lucena participou de projetos de pesquisa de discentes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Química Biológica, apresentou trabalhos em eventos científicos, sendo contemplada com menção honrosa e, chamando a atenção da comunidade científica pela sua relevância e inovação, auxiliou na organização do ‘I Colóquio Internacional do Laboratório de Fisiofarmacologia das Células Excitáveis’.
Seu trabalho mais recente, que investigou os efeitos de novos vasodilatadores de compostos naturais em tecidos de cordão umbilical humano avaliando os mecanismos fisio-farmacológicos envolvidos. “Participar das pesquisas no laboratório foi uma experiência transformadora, desta forma, pude aplicar os conhecimentos teóricos na prática e contribuir para descobertas que podem, no futuro, melhorar tratamentos de doenças como eclampsia”, afirma.
Com a aprovação no mestrado da UFC, a egressa da URCA dá mais um passo importante em sua carreira. No Programa de Pós-Graduação em Cardiologia, ela continuará suas pesquisas na linha de farmacologia do sistema cardiovascular, em parceria e colaboração com Laboratório de Fisiofarmacologia das Células Excitáveis. “A conquista de Gabriela Lucena não é apenas um orgulho para a Universidade Regional do Cariri, mas também um exemplo inspirador para outros estudantes que almejam seguir a carreira acadêmica e contribuir para o avanço da ciência no Brasil e com certeza, muitos outros êxitos estão por vir em sua promissora carreira”, destaca a Professora Dra. Roseli Barbosa.
Fonte: https://poscardio.ufc.br/wp-content/uploads/2024/06/divulgacao-final-