22 de novembro de 2024
Pedro Lobo defende 2% de investimento para cultura do Crato

Foto: Reprodução

Ganha força a luta de instituições, pontos de cultura, grupos de tradição e todo movimento cultural do Crato, para assegurar no Plano Municipal de Cultura, o investimento de, no mínimo, dois por cento (2%) da arrecadação da prefeitura no setor.

O vereador e pré-candidato a vice-prefeito, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Pedro Lobo, reafirmou o apoio do seu mandato à causa, que para ele é muito justa e necessária, uma vez que a cidade do Crato sempre foi reconhecida como a terra da cultura, pela efervescência dos seus artistas, grupos de tradição, mestres da cultura, bem como pela importância de suas instituições (museus, teatros, cinemas, Instituto Cultural do Cariri, Associação dos Cordelistas do Crato), entre outros fazedores de cultura.

“Defendo, no mínimo, os 2% para cultura, porque não se trata de um gasto, mas um investimento que vai proporcionar retorno em forma de entretenimento, lazer, educação, humanização, impulsionamento do turismo, geração de empregos e renda”, ressaltou Pedro Lobo.

Na sessão desta terça-feira (25/06), membros da diretoria do Instituto Cultural do Cariri – ICC, representada pelo presidente, Dr. José Flávio Vieira, Cleóstene de Oliveira e Fabiana Vieira e o representante dos pontos de cultura, Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, solicitaram dos vereadores a retirada da pauta de votação, o projeto do Executivo, que institui o Plano Municipal de Cultura, por não contemplar a cultura com o mínimo de 2% no orçamento municipal, conforme foi aprovado na Conferência Municipal. Os vereadores acataram a solicitação do movimento.

Nesta quarta-feira última, 26, o debate continuou em reunião realizada na Prefeitura.  Pedro Lobo participou e afirmou ser bastante positivo conversar sobre melhorias para a cultura da cidade e muito importante para o desenvolvimento e bem-estar de todos.

“Tenho certeza de que essa reunião na prefeitura do Crato foi muito produtiva para o financiamento e fortalecimento da cultura local. A cultura é um elemento essencial para a identidade de uma cidade e pode trazer muitos benefícios, como o fortalecimento da economia, o aumento do turismo e a promoção da inclusão social”, concluiu a liderança petista.