20 de setembro de 2024
Festas juninas de São João

História do Dia de São João

São João, celebrado com as tradicionais festas juninas, tem suas raízes na religiosidade da Península Ibérica. Os colonizadores portugueses introduziram elementos da cultura popular no Brasil, como as comidas típicas da colheita do milho, que se integraram às celebrações dos santos de junho.

São João na Igreja Católica

Segundo a Igreja Católica, São João é João Batista, considerado o precursor de Jesus e o último dos profetas. Ele anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou no Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria, mãe de Jesus, eram primas.

Tradições Juninas

Uma homenagem aos santos juninos começa com Santo Antônio, o santo casamenteiro, em 13 de junho. A liturgia celebra o nascimento de São João no dia 24 e São Pedro no dia 29 de junho. Estas festividades são acompanhadas por danças, fogueiras e culinária típica.

Fogueira de São João

A fogueira, acesa na noite de 23 de junho, é um dos principais símbolos das festas juninas. Na crença católica, Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar Maria sobre o nascimento de João Batista.

Origem Pagã

As tradições juninas também têm origem pagã, anteriores ao cristianismo, celebrando os deuses da natureza e da fertilidade. No hemisfério norte, a festividade coincide com o solstício de verão, enquanto no Brasil, o solstício de inverno traz uma fogueira que aquece e umas pessoas.

Incorporação Cristã

Antes da Idade Média, povos camponeses acenderam fogueiras para agradecer a boa colheita e pedir proteção contra maus espíritos. O cristianismo incorporou esse traje nas festas juninas, adotando diferentes tipos de fogueiras para cada santo popular: redonda para São João, quadrada para Santo Antônio e triangular para São Pedro.

Festa Joanina

Trazida de Portugal como “Festa Joanina”, uma celebração que rapidamente se popularizou no Nordeste brasileiro. A cultura e o modo de vida do interior destacam-se nas festas de junho, reunidas por sua mesa farta.

Luiz Gonzaga e a Festa do Milho

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, eternizou a importância do cultivo de milho na música “A Festa do Milho”, celebrando o São João com pamonha e canjica.

Manifestações Folclóricas

Além dos significados religiosos, a influência de diversas culturas faz das festas juninas uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil. No Nordeste, Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de “maior São João do mundo”, e a data é considerada feriado.

Fonte: BdF Rio de Janeiro