O Crato está em festa pelos seus 260 anos.
As festividades alusivas ao aniversário do Município – FestCrato, foram abertas oficialmente pelo prefeito Zé Ailton Brasil, no último sábado, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti.
Crato é um município brasileiro do estado do Ceará. Situa-se no Cariri cearense, conhecido popularmente como o “Oásis do Sertão” pelas características climáticas mais úmidas e favoráveis à agropecuária. Faz divisa com o estado de Pernambuco, constituindo também um entroncamento rodoviário que a interliga ao Piauí, à Paraíba e a Pernambuco, além da capital do Ceará, Fortaleza.
É uma das cidades mais importantes e antigas do Ceará, situando-se atualmente como sua sexta cidade mais populosa, a 3ª mais desenvolvida e o 7ª maior PIB do estado. Integra da Região Metropolitana do Cariri. Por ser localizado no sopé da Chapada do Araripe, suas temperaturas são relativamente baixas no inverno, embora elevadas no verão, ao contrário de outras áreas do Nordeste.
Integrante da Região Metropolitana do Cariri, Crato se constitui numa cidade com grande expressão regional. Destaca-se na função de comercialização de produtos rurais, oriundos do desenvolvimento da agricultura nos vales irrigados da região do Cariri. Nesta área, destaca-se a famosa Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), feira agropecuária que inclui também shows com bandas e cantores famosos e atrai milhares de visitantes à cidade todo mês de julho.
O topônimo Crato vem do latim curatus, que significa padre ou designação de lugares com condições de tornar-se paróquia, podendo ser uma alusão a:
- a vila portuguesa do Crato, no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo;
- Curato de São Fidélis de Sigmaringa, que corrompeu-se depois para Curato de São Fidélis, Curato, Crato.
Já o topônimo Miarada é uma alusão a um dos chefes da tribo do Kariri, batizado com esse nome.
Sua denominação original era Missão do Miranda, depois Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato e, desde 1842, Crato.