10 de novembro de 2024

Nesta segunda-feira (15), o Congresso dos Estados Unidos cobrou o bilionário Elon Musk, dono da plataforma X (antigo Twitter), para que ele apresente as provas sobre as denúncias que fez contra o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil, segundo o jornalista Leandro Demori.

Porém, alguns veículos de extrema-direita como a Gazeta do Povo e a Revista Oeste distorceram a manchete abrindo margem para bolsonaristas divulgarem mais uma fake news sobre Alexandre de Moraes.

“Pedido do Congresso dos EUA ao X é enviado a Moraes”, noticiou a Gazeta, enquanto a Oeste usou a manchete: “Defesa de Elon Musk envia a Moraes pedido do Congresso dos EUA”. Na linha fina, o site ainda anunciou que o “parlamento norte-americano quer ter acesso às ordens judiciais emitidas pelo ministro”, mas não explicou que é para o bilionário apresentar como provas de sua denúncia.

Empolgados com a desinformação, deputados como Marcel van Hattem (Novo-RS) e Nikolas Ferreira (PL-MG) repercutiram o caso como se o Congresso estadunidense estivesse cobrando explicações de Moraes, o que é mentira. Ciente da fraude, Nikolas colocou uma interrogação ao fim de sua afirmação para, posteriormente, dizer que nunca afirmou nada. Veja: