23 de novembro de 2024

Acompanhado gestores do setor cultural, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esteve neste domingo, 10, em visita ao prédio que abriga os Museus de Artes Vicente Leite e Histórico do Crato. A gestão municipal já publicou sete editais, com a finalidade de realizar a reforma do espaço, mas até o momento nenhuma empresa se propôs a fazer a reforma.

Todos os procedimentos que vêm sendo realizados na tentativa de restaurar o espaço foram expostas pelo prefeito aos gestores, além das dificuldades enfrentadas. Também esteve presente na visita, o Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, juntamente com o Presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), Dr. José Flávio Vieira, o presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana, a diretora do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Rosely Nakagawa, o secretário adjunto da Cultura, Wilton Dedê e o professor Álamo Saraiva.

O prefeito ainda destacou que todos os esforços vêm sendo realizados no sentido de realizar a reforma do prédio, que envolve empresa especializada em restauração de prédios históricos. “Pretendo, antes de terminar nossa gestão, resolver os problemas enfrentados por esse símbolo do nosso patrimônio histórico e arquitetônico. As peculiaridades do prédio, bem como seu aspecto histórico, têm burocratizado as intervenções que pretendemos fazer”, afirma.

Nota ao público sobre Museus de Artes Vicente Leite e Histórico do Crato

A Secretaria Municipal de Cultura do Crato vem à público apresentar informações acerca do prédio sede dos Museus de Arte Vicente Leite e Histórico do Crato.

Em virtude das recentes e constantes chuvas no Município do Crato, parte de uma parede do segundo pavimento foi danificada e intervenções emergenciais foram executadas para preservar a integridade estrutural do prédio.

Não obstante o fato acima, a Administração Pública do Crato, já tinha elaborado projeto com vistas à reforma e restauração do prédio histórico.

Para tanto, licitações foram publicadas, sendo certo, contudo, que diante da complexidade do processo, notadamente, em virtude do tombamento do prédio, os certames foram desertos ou fracassaram.

Ressalta-se que todo o procedimento está sendo realizado seguindo os ditames da Lei Federal n• 9.605/1997, que estabelece como crime realizar ações em prédios dessa natureza sem a aprovação dos órgãos competentes.

Assim, diante das peculiaridades do prédio histórico e dos fatos que se verificaram com os últimos processos licitatórios, a Secretaria Municipal de Cultura contratará, nos próximos dias, através de dispensa de licitação, empresa que realizará a obra de reforma e restauração do prédio histórico.

Por fim, cumpre destacar que há tempos, todo o acervo histórico e cultural foi retirado do prédio e se encontra preservado em local adequado.