Portugal enfrenta neste domingo (10) um momento decisivo em suas eleições antecipadas, com a possibilidade de se alinhar à tendência de direitização que se espalhou pela Europa, pondo fim a um ciclo de oito anos de liderança socialista, informa o canal EuroNews.
Pesquisas de opinião divulgadas na reta final da campanha eleitoral indicam uma disputa acirrada, com a Aliança Democrática (AD), representante da centro-direita, apresentando uma leve vantagem sobre o tradicional Partido Socialista (PS). No entanto, a falta de uma maioria clara no parlamento abre espaço para que o Chega, partido de extrema direita, assuma um papel crucial na formação do próximo governo português. A situação é agravada pelo significativo contingente de eleitores ainda indecisos, segundo analistas.
Portugal, um país com cerca de 10 milhões de habitantes, abriu as urnas às 8h00 da manhã (GMT). As expectativas são de que as primeiras projeções da votação sejam divulgadas às 20h00, momento em que começará a se desenhar o futuro político do país.