20 de setembro de 2024

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) divulga os agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2022. São eles: Mestra Dina Martins, de Canindé; Alemberg Quindins, de Nova Olinda; Dim Brinquedim, de Pindoretama; Mestra Ana (Ana Maria da Conceição), de Tianguá; e Carlos Gomide (Babau), de Juazeiro do Norte.
Esta é a quarta vez que o Governo do Ceará, por meio da Secult, promove a Comenda Patativa do Assaré, que reconhece personalidades, artistas, poetas, cantadores e pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional no Estado do Ceará. A condecoração é dada a pessoas que se relacionam com uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, dança, circo, literatura, cultura alimentar, artes visuais, humor, moda, expressões culturais afro-brasileiras e indígenas, dentre outras) e/ou a cultura tradicional popular (reisados, lapinhas, caretas e bois, entre outras).
As indicações de nomes de poetas, repentistas, escritores(as), compositores(as), artistas, mestres(as) e pesquisadores(as) que contribuíram (in memorian) ou contribuem com a valorização da cultura tradicional cearense, foram realizadas de forma online, em 2022, por meio de edital divulgado pela Secult Ceará.
A Comenda Patativa do Assaré
A Comenda Patativa do Assaré foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018, reafirmada pelo Código Estadual do Patrimônio Cultural, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. É uma comenda que, ao mesmo tempo em que valoriza a obra e a memória do grande poeta, Patativa do Assaré, também reconhece o trabalho de pessoas que atuam na promoção da cultura popular no Ceará e no Brasil.
Como os agraciados são escolhidos
No momento de transição para a aplicação do código do Patrimônio, o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) indicou uma comissão especial que escolheu os agraciados e esses nomes foram publicados em diário oficial.
Patativa do Assaré
Nascido em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré, Patativa do Assaré foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Reconhecido internacionalmente, Patativa recebeu diversas premiações, homenagens e títulos, incluindo Doutor Honoris Causa de quatro Universidades.