A Copa do Mundo de 2030 não é qualquer competição, é a copa que marca os 100 anos de existência da Copa do Mundo de futebol masculino que se tornou acredito, o evento mais badalado, rico e assistido do mundo inteiro.
A Copa do Mundo de terá seu jogo de abertura em Montevidéu, no Uruguai, país que sediou a primeira Copa do Mundo no ano de 1930, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. A competição naquela época era bem diferente da atual. Nos anos de guerra mundial a competição parou. Em 1930, 34 e 38 Uruguai e Itália levaram os três títulos.
O retorno da Copa do Mundo se deu em 1950 no Brasil, quando fomos derrotados na decisão em pleno Maracanã exatamente pelo mesmo Uruguai que já era campeão mundial. Foi um 2 a 1 que escandalizou e desnorteou o futebol brasileiro. Mas nada foi pior para nosso futebol que o humilhante 7 a 1 para a Alemanha.
Voltando às copas do mundo, dizer que em 2030 o torneio será disputado em três continentes: África, América do Sul e Europa. Enquanto as principais sedes serão Espanha, Marrocos e Portugal, o jogo de abertura será em Montevidéu, para marcar os 100 anos da primeira Copa, disputada no Uruguai e vencida pelos anfitriões. Também haverá jogos na Argentina e no Paraguai.
A próxima, em 2026, ocorrerá em três países, os que compõem a América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. As eliminatórias na América do Sul já começaram. No próximo dia 12, a seleção brasileira enfrenta a Venezuela (Arena Pantanal, em Cuiabá), e cinco dias depois viaja justamente para Montevidéu para o jogo contra o Uruguai. Nas primeiras duas rodadas, o Brasil venceu a Bolívia (5 a 1) e o Peru (1 a 0).
Texto com informações do site Rede Brasil Atual