22 de novembro de 2024

EDITORIAL
O Brasil precisa se levantar contra a fome

Estamos nos aproximando do dia 7 de setembro, quando em vários lugares do Brasil o Grito dos Excluídos e Excluídas de 2023 vai fazer ecoar a pergunta fundamental transcrita em seu lema deste ano: “Você tem fome e sede de quê?”.

Independente de qual lugar as pessoas e movimentos estejam e se organizem para esse dia de reflexão, é fundamental termos a certeza de que o Brasil, todos nós enquanto povo e sociedade, precisamos de uma unidade geral em favor da vida e contra a fome.

O flagelo da fome ainda atinge milhões de brasileiros e poucos nesta sociedade se preocupam com isso. Há bancadas inteiras no Congresso Nacional preocupadas com banqueiros, agronegócio, mercado e o sistema financeiro, e poucas vozes se levantam contra a fome e a pobreza no Brasil.

Acerta o atual Governo Federal em implementar políticas de inclusão social e acerta quando promove a luta contra a fome. Mas, a sociedade brasileira é que deve se levantar contra esse flagelo, seja em momentos como o Grito dos Excluídos e Excluídas, seja exigindo dos governantes resultados práticos e seja na hora do voto consciente.