20 de setembro de 2024

Foi publicado, na última sexta-feira (3), um decreto que prorroga o prazo para os estados começarem a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com isso, a nova data limite passa a ser 6 de novembro de 2023.

O prazo estabelecido anteriormente era 6 de março deste ano, mas 18 estados ainda não se adequaram às novas regras. O Ceará é um dos que ainda não se adaptaram.

A Carteira de Identidade Nacional deve substituir o atual RG, que é estadual. Os estados que já estão emitindo o documento são Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Pernambuco, Acre e Piauí, além do Distrito Federal.

COIBIR FRAUDES
A Carteira de Identidade Nacional é um documento que estabelece um padrão de emissão e modelo para os 27 órgãos de identificação. De acordo com o Governo Federal, isso deve coibir as fraudes.

O documento conta com novos elementos de segurança, incluindo um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, com possibilidade de checagem fácil e segura pelas Forças de Segurança Pública e por todos os balcões públicos e privados.

Além disso, também há o formato digital do documento no aplicativo Gov.Br.

Publicado no jornal Diário do Nordeste
Foto de Evandro Leal/ Estadão Conteúdo