22 de novembro de 2024
No Aquavelas, artista Almeida Luz homenageia natureza e símbolo da Capital

Foto: Lucas Diniz/Divulgação Sesc

Vem aí uma grande celebração da cultura cearense, com foco nos territórios do litoral. De 21 a 25 de junho, o Sesc realiza a 14ª edição do Povos do Mar, e entre os pontos altos do evento estará novamente o Aquavelas, exposição flutuante que acontece neste domingo, 23, a partir das 8h, saindo da Enseada do Mucuripe. Uma ocasião para artistas de várias vertentes expressarem sua relação com o mar.

Nesta edição, a 5ª da tradicional regata de jangadas, 14 artistas plásticos transformarão as velas em obras de arte. Um dos expositores será o artista visual Almeida Luz. Com mais de 30 anos de estrada, ele participa pela quarta vez do Aquavelas, “vitrine” das mais importantes ao colocar sua criação à vista de milhares de pessoas. “É uma forma diferente (de expor) porque é numa jangada, um ambiente diferente do das galerias, com o qual a gente está acostumado”, conta.

Utilizando a técnica da hachura – e suas finas listras com paleta reduzida de cores -, o artista cria um efeito de sombra. Neste ano, Luz levará à costa um símbolo da capital cearense como temática. “Será um farol, que é tão importante para a navegação. Será seguido de cores que lembram os oceanos unidas a uma vegetação, num olhar para a natureza”, descreve, referindo-se ao velho Farol do Mucuripe.

 

Homenagem aos jangadeiros

Além de Almeida Luz, participarão desta 14ª edição do Aquavelas, evento promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, os artistas Zé Tarcísio, Hélio Rola, Totonho Laprovitera, Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Júlio Silveira, Lana Guerra, Andréa Dall’Olio, Vando Farias, Ana Débora Pessoa, Gerson Ipirajá, Luiz Freire e Zakira.

Segundo o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão, o evento representa uma homenagem à vivência do jangadeiro. “Além da pesca, o jangadeiro traz uma cultura muito rica, e o Aquavelas possibilita traduzir parte dessa cultura em discurso visual. É uma exposição que trabalha identidades visuais e reforça a existência dessas comunidades, que muitas vezes são invisibilizadas”, define.

 

Saiba mais

Na Enseada do Mucuripe, 65 velas vão ficar expostas para, em seguida, partirem para colorir a orla da Capital, podendo ser vistas a cerca de 200 metros da margem, navegando em direção à Barra do Ceará. Além da regata, haverá apresentações culturais, tanto na saída das embarcações como na chegada, na Barra do Ceará.

A 14ª edição do Povos do Mar contará com a participação de mais de 200 comunidades do litoral cearense, provenientes de 25 municípios reunidos para uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes tradicionais.

 

SERVIÇO:

Exposição flutuante Aquavelas
Data: 23 de junho (domingo)
Horário: A partir das 8h
Local de largada: Enseada do Mucuripe (próximo ao mercado dos peixes)
Local de chegada: Mercado dos Peixes do Vila do Mar (próximo à Praia das Goiabeiras) – Barra do Ceará