
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ciro articula nos bastidores, Guimarães integra missão à China e base aliada de Lula enfrenta contradições no Congresso.
GUIMARÃES NA CHINA
A comitiva do presidente s à Rússia e China conta com a presença do parlamentar cearense José Guimarães. Um dos deputados mais próximos do presidente, Guimarães é líder do governo na Câmara e vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. A viagem reforça o compromisso do Brasil com uma política externa ativa, soberana e voltada ao fortalecimento do multilateralismo.

ARTICULAÇÃO POSSÍVEL
O ex-governador Ciro Gomes (PDT) está conseguindo agitar os bastidores da política no Ceará. Nesta semana se reuniu com lideranças e parlamentares de várias legendas de oposição em nosso estado. Nos bastidores, interlocutores apontam que ele teria colocado seu nome à disposição para voos como disputar o Governo do Estado. Ciro ainda não falou com todas as letras onde estará em 2026. Mas deixou muita gente com uma pulga atrás da orelha.
Foto: Roque de Sá/Agência Câmara
UM TIRO ERRADO
O MDB de Eunício Oliveira andou pisando na bola com o PT quando o assunto foi a votação de um projeto para livrar a cara de Bolsonaro e Ramagem de punição pela tentativa de golpe de estado em 2023. Eunício Oliveira se absteve e o deputado federal caririense Yuri do Paredão votou a favor dos golpistas.

MAIS UM ERRO
Outro que também votou a favor dos golpistas foi o deputado federal Júnior Mano (PSB). Aliás, bom lembrar que dos 15 deputados federais que compõem a chamada bancada “socialista” três votaram em apoio aos golpistas. Júnior Mano foi um deles.
VIDA DIFÍCIL
Uma questão fica clara quanto à chamada base aliada do governo do presidente Lula (PT). É que a base é completamente volátil e isso dificulta em muito a vida do governo no Congresso Nacional. Partidos que tem gente no governo como PP, União e MDB pouco se importam com a orientação do governo em determinadas votações. Votam contra e estamos conversados.

PELA SEGURANÇA
O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (06/05), projeto de lei n.º 34/2025, do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento do Estado para o pagamento da primeira recompensa financeira pelo cumprimento de metas integradas da segurança pública. A iniciativa faz parte do programa Ceará Contra o Crime, que inclui redução dos índices de criminalidade, e assegura gratificação aos profissionais de Segurança do Estado pelos objetivos definidos e alcançados.
DIREITOS HUMANOS
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, realiza nesta sexta-feira (09/05), às 9h, audiência pública para debater estratégias de proteção para crianças e adolescentes contra a violência. O encontro contará com a presença da ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.
SAÚDE DA MULHER
O deputado estadual Pedro Lobo (PT) criou o programa “Amiga da Saúde da Mulher”, aprovado em 2024 pela Assembleia Legislativa. A proposta estimula empresas a incentivarem suas colaboradoras a realizarem mamografias preventivas, fortalecendo o autocuidado e a valorização da saúde feminina.