
Foto: Tiago Stille - Casa Civil
O VaiVem, programa que visa garantir passagens gratuitas, de ida e volta, via ônibus, metrô ou transporte alternativo para residentes dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi ampliado e agora passará a atender também pessoas em busca de emprego. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, nesta sexta-feira (2), na sede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalhador (IDT), na Capital.
Os interessados que se encaixam nesta nova fase, maiores de 18 anos sem emprego formal, devem ir até um posto do IDT para realizar o cadastro, portando RG e CPF, para receber o cartão. Cada beneficiário terá direito a 40 passagens mensais, não acumulativas, para uso em dias úteis, por até seis meses seguidos de desemprego com possibilidade de renovação. O benefício fica suspenso caso o cidadão consiga um emprego.
Lançado em dezembro de 2023, o VaiVem já superou a marca de 1,6 milhão de utilizações. A primeira fase do programa foi destinada para estudantes, enquanto o segundo momento, a partir de setembro de 2024, abraçou desempregados beneficiários do CadÚnico e Bolsa Família.
Presisente do IDT, Raimundo Ângelo parabenizou o Governo do Ceará por mais essa expansão do VaiVem. “Essa é uma iniciativa do governador Elmano de Freitas que chega para facilitar o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho. Hoje mesmo o trabalhador que realizar seu cadastro já sairá com seu cartão. Assim, ele terá à disposição suas passagens para seu deslocamento para conseguir procurar seu emprego sem custos. Todos do IDT estão à disposição do trabalhador”, explicou.