23 de abril de 2025
Câmara prepara sessão solene em homenagem ao Papa Francisco

José Guimarães, líder do Governo na Câmara dos Deputados, já está em Brasília para articular os atos em homenagens à memória do Papa Francisco | © Hellynara Fernandes/ Opinião CE

A capital federal deve iniciar, nos próximos dias, uma série de homenagens oficiais ao Papa Francisco, falecido na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, o cearense José Guimarães (PT), que viajou com destino a Brasília para articular as primeiras ações junto ao presidente da casa legislativa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ministros do Governo e lideranças partidárias.

Entre as iniciativas previstas está a realização de uma sessão solene em memória do pontífice, proposta pelo próprio José Guimarães. Segundo ele, a cerimônia será uma forma de reconhecer a importância histórica de Francisco para o cenário global, especialmente pela sua atuação em defesa da paz, da justiça social e do diálogo inter-religioso.

“Vamos prestar uma homenagem à altura da liderança moral que o Papa Francisco representou para o mundo e, em especial, para a América Latina. Seu legado é profundo e merece o reconhecimento institucional do parlamento brasileiro“, afirmou José Guimarães..

José Guimarães, que esteve com o Papa em duas ocasiões, em 2013, no Brasil, e em 2024, no Vaticano. Ele destacou o perfil humanista e popular do pontífice. No início do ano passado, o deputado entregou a Francisco relíquias do Padre Cícero, figura central da religiosidade popular nordestina, gesto que antecedeu a abertura do processo de beatificação do sacerdote de Juazeiro do Norte.

“A sensibilidade do Papa com as causas do povo pobre, com a fé popular e com o diálogo entre culturas sempre foi admirável. Ele abriu caminhos de reconciliação e entendimento que vão muito além da Igreja”, disse o parlamentar cearense.

As homenagens em Brasília devem ocorrer em paralelo à mobilização de dioceses e movimentos católicos por todo o País, que realizaram celebrações de missas e atos de despedida em memória do pontífice. No Congresso Nacional, a sessão solene deverá ocorrer ainda nesta semana, dependendo da articulação entre os líderes partidários.

Fonte: Opinião CE

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *