7 de abril de 2025
Alece comemora 190 anos com sessão solene e homenagens

Presidente da Casa, Romeu Aldigueri, ao lado do 1º secretário De Assis Diniz e do 1º vice-presidente Danniel Oliveira. Foto: Júnior Pio/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemora, na tarde desta segunda-feira (7), o seu aniversário de 190 anos. No dia, será realizada uma sessão solene que contará com homenagens a todos os ex-presidentes que já passaram pela Casa. Também será lançada uma nova edição da Constituição do Estado do Ceará, em linguagem simples. A celebração, que acontece no Plenário 13 de Maio a partir das 17h, é parte da programação comemorativa do aniversário da Assembleia, que teve início neste domingo (6), com a Corrida Alece 190 anos.

A sessão solene atende a requerimento dos deputados estaduais Romeu Aldigueri (PSB), presidente da Casa, e Heitor Férrer (União Brasil). O chefe do Legislativo, na justificativa ao seu requerimento, lembrou que, desde sua instalação, em 7 de abril de 1835, a Alece é o fórum “mais representativo dos debates estaduais”. Em sua avaliação, desde sua composição inicial, a Casa do Povo evoluiu e se adaptou às necessidades da sociedade, contribuindo significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas.

“A realização dessa sessão solene representa não apenas um reconhecimento da história do Legislativo estadual, mas também uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com os princípios democráticos e com o bem-estar de quase nove milhões de cearenses”, defendeu o parlamentar.

Já o deputado Heitor Férrer destaca que, desde 1835, a Alece cumpre papel relevante como um dos poderes constitucionais do Estado federado, onde ecoam os anseios e reivindicações do povo. “As assembleias legislativas desempenham um papel fundamental na efetivação dos direitos sociais, pois têm a competência para regulamentar e especificar as leis gerais editadas pela União, podendo adaptar essas normas às necessidades específicas de cada estado, o que é essencial para garantir que os direitos sociais sejam efetivamente implementados”, apontou.

Além da solenidade, a programação comemorativa do 190º aniversário da Casa traz ainda a corrida de rua e a corrida da Inclusão com crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), eventos realizados neste domingo; a inauguração do estúdio Narcélio Limaverde, na Alece FM; lançamento do hotsite comemorativo “Alece 190 anos”, dentre outras ações.

CORRIDA ALECE 190 ANOS

Desde o início da manhã deste domingo, parlamentares e servidores da Casa participaram da primeira corrida de rua do Parlamento Cearense. Como explicou Aldigueri, a corrida abre oficialmente a programação do aniversário da Alece, com o objetivo de gerar o sentimento de pertencimento e alegria entre todos que fazem o Poder Legislativo cearense.

“Nós estamos muito felizes de estar aqui. Hoje é dia de festa e de alegria. Vamos aí, durante todo o ano de 2025, comemorar juntos, com muita inovação, os 190 anos da Alece, uma das instituições mais antigas do estado do Ceará. Nós vamos estar ao lado do povo, caminhando, andando, se divertindo”, disse.

Além da interação entre os parlamentares e os servidores, a Corrida foi responsável por arrecadar aproximadamente duas toneladas de alimentos para o programa Ceará Sem Fome, já que cada participante, para se inscrever, teve que doar 2 kgs de alimento.

O momento ainda contou com a participação de 60 crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e com trissomia 21 atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), órgão da própria Assembleia. Segundo a coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, o circuito percorrido pelas crianças foi de aproximadamente 50 metros, circundando o entorno da sede da Alece. Ela explicou que a atividade demonstra um compromisso com o cuidado integral e com o bem-estar das crianças, adolescentes e suas famílias. “O foco principal é a promoção da saúde, segurança e desenvolvimento de habilidades essenciais do nosso público-alvo”, assegurou.

Fonte: Opinião CE

Deixe uma resposta