3 de abril de 2025
Centro Cultural do Cariri recebe o Festival Tela Cariri de 26 a 30 de março

Foto: Ascom CCCariri

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, recebe, de 26 a 30 de março, o Festival Tela Cariri – O Nordeste é Coisa de Cinema. Com uma programação diversificada, a realização conta com exibições de filmes, mostra competitiva, palestras, workshops, rodada de negócios, shows e encontros entre realizadores. Toda a programação é gratuita.

A chegada do festival ao equipamento fortalece iniciativas já desenvolvidas pelo CCCariri, como o Cineclube Cego Aderaldo, que democratiza o acesso ao cinema e promove debates sobre a sétima arte.

Com uma curadoria que valoriza a produção audiovisual do Nordeste, o festival recebeu mais de 400 inscrições de todos os estados da região para a Mostra Competitiva, coordenada por Janaína Diniz. Além da Mostra Competitiva, que contará com 31 filmes (24 curtas e 7 longas), o Festival também apresentará as Mostras Chapada do Araripe e Universitária, além de workshops, palestras, laboratório de criação e a rodada de negócios “O Nordeste é Coisa de Cinema”, realizada de 26 a 28 de março. Durante esse período, as produtoras dos filmes terão a oportunidade de se conectar com players do mercado, como A2 Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil, Canal Curta e Europa Filmes.

Com a correalização do festival, o Centro Cultural do Cariri fomenta a experiência cinematográfica compartilhada, oferecendo encontros entre profissionais do setor, cinéfilos e a troca de experiências.

As exibições no equipamento acontecerão em espaços como o Parque, com uma tela inflável de tecnologia 4K para as projeções ao ar livre, proporcionando uma experiência cinematográfica acessível e descontraída ao público. Além disso, o Pequeno Palco será dedicado à exibição de curtas-metragens, enquanto outras salas receberão rodas de negócios, palestras e seminários sobre a Lei Paulo Gustavo, políticas públicas para o audiovisual e a produção independente.

O evento reunirá produtores, empresas de streaming e outros profissionais do setor, o que representa uma oportunidade significativa para o fortalecimento do audiovisual nordestino e brasileiro.

Homenageados

O festival também destaca figuras essenciais do cinema nordestino. Entre os homenageados estão o cineasta e roteirista Rosemberg Cariry, referência no audiovisual caririense; o cineasta e ambientalista Jefferson de Albuquerque Júnior, diretor de Dona Ciça do Barro Cru; o curador e cineclubista Edmilson Martins, da Cantina Zé Ferreira; o produtor Luiz Carlos Barreto (Barretão), responsável por clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos; e a atriz e diretora Marcélia Cartaxo, premiada por atuações em A Hora da Estrela, Pacarrete e A Mãe.

No Centro Cultural do Cariri, a programação de homenagens acontece nos dias:

Na sexta-feira, 27 de março, o produtor Luiz Carlos Barreto será reconhecido por sua trajetória. No sábado, 28 de março, a atriz e diretora Marcélia Cartaxo receberá sua homenagem.

O festival se encerra no domingo, 30 de março, com uma grande homenagem a Rosemberg Cariry e a estreia do filme Pelos Trilhos de Corisco e Dadá, dirigido por Bárbara Cariry.

Tela Cariri

O Festival de Cinema Tela Cariri, que teve início em 19 de março e segue até 30 de março, fortalece o cenário audiovisual do Nordeste, destacando o talento dos cineastas e promovendo o intercâmbio entre diferentes agentes da indústria. O festival percorrerá as cidades de Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Campos Sales e Crato, com mostras competitivas e não competitivas de realizadores nordestinos.

Os filmes serão exibidos gratuitamente em telões instalados em diferentes pontos das cidades. O Festival de Cinema vai premiar as melhores produções audiovisuais do Nordeste, nas mostras de curtas e longas-metragens, em categorias como Melhor Filme, Melhor Atuação, Prêmio Popular, além de categorias técnicas.

Deixe uma resposta