3 de abril de 2025
Escultura de Padre Cícero é inaugurada em Maracanaú

Estátua Padre Cicero juntamente com Monsenhor Murilo, em Maracanaú / Crédito: AURÉLIO ALVES

Posicionadas no centro de uma rotatória em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), duas figuras religiosas marcantes no Ceará se encaram. Padre Cícero, profeta do povo sertanejo, e Monsenhor Murilo de Sá Barreto, considerado o Vigário do Nordeste, agora estão representados no espaço em forma de uma escultura geminada de 13 metros. O monumento foi inaugurado nesta quarta-feira, 26.

A obra está localizada no bairro Jereissati II e substitui a peça do mesmo tipo que desabou em 2021. Nova imagem, confeccionada pelo artista Júlio Silveira, teve investimento de R$ 620 mil e foi feita com material mais resistente, entre eles uma estrutura metálica com poliuretano de alta densidade e fibra de vidro.

 

O evento reuniu ainda outros políticos, como o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos). Gestor falou na ocasião que a escultura é uma forma de expandir para a região metropolitana a cultura de Padre Cícero, religioso que está em processo de beatificação, mas já é considerado santo por devotos.

Em relação a Monsenhor Murilo, que compõe a obra, o prefeito Roberto Pessoa (PSDB), pontuou que a figura religiosa foi quem realizou romarias quando Padre Cícero teve divergências com a Igreja Católica, sendo o responsável por fazer Juazeiro receber mais de dois milhões de romeiros anualmente.

“Aquilo que nós somos hoje, aquilo que nós celebramos, que nós vivenciamos é graças a dinâmica pastoral dada pelo Monsenhor. (…) Prestar pra ele essa homenagem é um reconhecimento de toda a sua missão e de todo seu cuidado para com os romeiros”, frisou o sacerdote.

Evento atrai curiosos e familiares de Padre Cícero

Na imagem geminada (conjunta), é possível ver Monsenhor Murilo ajoelhado em frente a Padre Cícero, em exemplo de devoção e fé. Para o evento de inauguração, dezenas de populares estiveram presentes no local e assistiram à cerimônia. Alguns deles ficaram sabendo do evento por meio de divulgação.

Márcia Gardênia, 46, foi ao local por motivo semelhante: também recebeu um convite na escola onde as filhas estudam. Junto as crianças, de 8 e 10 anos, a vendedora prestigiou a cerimônia e diz aprovar a escultura. “Vai atrair pessoas (…) O pessoal acha bonito, chama a atenção”, pontua.

 

Entre os populares, duas figuras se mostravam mais emocionadas dos que os demais. Eram as gêmeas Cícera Lopes de Oliveira e Romana Menezes Silva, de 87 anos, netas adotivas de Padre Cícero. Vestindo blusas com imagem do religioso e carregando objetos em alusão ao mesmo, elas assistiram atentas à cerimônia em homenagem ao avô que não chegaram a conhecer, mas cujo legado levam adiante.

Irmãs já chegaram a levar a história de Padre Cícero para fora do Estado, contando a mesma inclusive em programas televisivos famosos. “É uma alegria tão grande (…) Esse santo que foi para Juazeiro ensinar os romeiros e conversar com os romeiros (…) Ele já é santo canonizado nos corações de todos os nordestinos”, diz Cícera.

“É um sentimento tão grande. Eu me emociono, eu já chorei muito (…) É uma felicidade tão grande pra mim que eu não tenho palavras pra dizer. Estou emocionada demais”, completa Romana, em lágrimas.

Fonte: O Povo

Deixe uma resposta