
O assessor de Javier Milei, Demian Reidel. | Imagem: Reprodução
O assessor de Javier Milei, Demian Reidel, causou polêmica no Fórum IEFA Latam, em Buenos Aires, ao afirmar que o principal obstáculo para o avanço da inteligência artificial na Argentina é que o país é “habitado por argentinos”. O comentário, feito no Hotel Four Seasons, gerou forte reação nas redes sociais.
Durante o evento, que reuniu empresários e autoridades, Reidel destacou as vantagens do país, como energia, clima e estabilidade geológica para o desenvolvimento tecnológico. No entanto, a declaração sobre a população ofuscou seu discurso e provocou críticas imediatas.
😶🌫️ Assessor-chefe de Javier Milei diz que “o problema da Argentina é que ela é habitada por argentinos”. Demian Reidel falou essa frase durante uma palestra para empresários 🤐do ramo petrolífero. pic.twitter.com/M7IFiZr3VU
— Rogério Tomaz Jr. (@rogeriotomazjr) March 23, 2025
Diante da repercussão, o assessor usou o X (antigo Twitter) para minimizar a polêmica, chamando as críticas de “bobagens”. O presidente Javier Milei reforçou seu apoio ao aliado ao compartilhar uma postagem de Daniel Parisini (Gordo Dan), que tentou relativizar a declaração e afirmar que “o melhor da Argentina são os argentinos”.