7 de fevereiro de 2025
E o vento levou é um clássico da literatura e do cinema

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O livro E o vento levou é o único romance escrito pela escritora norte-americana Margaret Mitchell e pode ser considerado um clássico da literatura. E também do cinema já que foi levado para as telonas e se transformou em um clássico da cinematografia mundial.

A autora escreveu esse único romance quando estava hospitalizada. Era jornalista e passou toda a sua juventude escutando histórias de guerras. Bom lembrar que naqueles anos 30 do Século 20, os Estados Unidos já tinham vivido guerras variadas como a guerra de sessão, a guerra contra a Inglaterra e outros conflitos de caráter regional e a primeira guerra mundial. Além do crack da bolsa em 1929.

Margareth dá vazão a uma história que mistura vários elementos como romance, aventura, racismo, a luta pela sobrevivência, traições, tudo isso vivendo em um ambiente de violência, bélico com a guerra civil vivida pelos norte-americanos época em que essa obra é ambientada.

Livro foi ganhador do prêmio Pulitzer de 1937. Sua adaptação para as telas, de 1939, foi indicada a 13 Oscars, ganhando oito, inclusive o de melhor filme e de melhor atriz para a inesquecível performance de Vivien Leigh. Um dos maiores clássicos do cinema.

E o vento levou, de Margaret Mitchell, traz a impressionante história da bela Scarlett O’Hara e de sua transformação de jovem impetuosa e mimada em mulher prática e disposta a tudo para conseguir o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o charmoso aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura.

Mitchell descreve de maneira impressionante a Guerra Civil norte-americana e retrata as grandes mudanças que pavimentaram a história dos Estados Unidos e enterraram para sempre um estilo de vida.

Deixe uma resposta